Menu
Logo Links Úteis | Etesco

5 tipos de tijolos para utilizar em seu projeto de obras

Atualizado em 22/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Quando falamos em construção civil, é impossível não associar aos tipos de tijolos existentes, que podem ser classificados de acordo com sua função, material e objetivo do projeto.

A imagem mostra um homem em traje de trabalho e EPIs, usando uma desempenadeira em uma parede de concreto. A parede está sendo construída para uma casa ou edifício.
Freepik | Fonte: senivpetro

E esse é o assunto do post de hoje! Vamos destacar os 5 tipos de tijolos que podem ser utilizados em obras. Confira a seguir!

Qual a função do tijolo?

O tijolo é um material amplamente utilizado na construção civil. Sua função principal é levantar paredes, muros e outras estruturas. 

Além disso, o tijolo também pode ser utilizado para criar divisórias internas, revestimentos e até mesmo, fins decorativos

Os tijolos são conhecidos por sua durabilidade, resistência e capacidade de isolamento térmico e acústico, tornando-os uma ótima escolha para muitos projetos de obras. 

E, conforme dissemos, existem vários tipos de tijolos em diversos tamanhos, formas e cores para atender às necessidades específicas de cada projeto.

Como escolher o melhor tipo de tijolo? 

A escolha do melhor tipo de tijolo depende de diversos fatores, incluindo o projeto, o local e o orçamento. Também devem ser considerados outros detalhes, tais como:

  • Resistência e durabilidade;
  • Estilo e design;
  • Isolamento térmico;
  • Tamanho e forma;
  • Cor;
  • Sustentabilidade (caso seja um objetivo).

Ao considerar esses fatores e consultar um profissional da área da construção, você poderá escolher o tijolo ideal para o seu projeto específico.

Quais os tipos de tijolos existentes? 

Podemos dizer que existem alguns tipos de tijolos que podem ser utilizados em um projeto de obras. Entre os principais, estão:

1 - Tijolos cerâmico

Este é o tipo mais tradicional, fabricado com argila em fornos industriais. São conhecidos por sua durabilidade e versatilidade, estão disponíveis em diferentes cores e texturas e podem ser utilizados em vários tipos de construções. 

2 - Tijolos de concreto

Os tijolos de concreto são produzidos a partir da mistura de cimento, areia, brita e água, sendo prensados e curados em autoclaves. São reconhecidos por sua resistência e baixo custo. Oferecem uma boa capacidade de isolamento térmico e acústico.

3 - Tijolo ecológico

É fabricado com materiais sustentáveis, como solo-cimento, cinzas de carvão, resíduos agrícolas, entre outros. São prensados em máquinas especiais, dispensando a necessidade de queima em fornos, o que reduz significativamente o impacto ambiental. 

4 - Tijolo Adobe

Tijolo adobe é um tipo de tijolo feito de uma mistura de argila, areia, água e, às vezes, palha ou outro material orgânico. É tradicionalmente usado em construções de terra, especialmente em regiões onde esses materiais são abundantes e acessíveis.

5 - Tijolo decorativo

Chegamos ao fim da lista com o tijolo decorativo, um elemento importante para a decoração de interiores e exteriores, para dar um toque rústico, industrial ou contemporâneo aos ambientes. Eles podem ser empregados de diversas maneiras, desde revestimento de paredes, até em móveis e outros objetos.

Já conhecia e/ou trabalhou com algum deles? Deixe o seu comentário abaixo, compartilhe e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um dos tipos de telhados utilizados em diversos projetos é o telhado colonial. Mas, suas vantagens ainda são questionadas. Entenda se ele é ou não vantajoso para a sua obra!
Ler Mais
A alvenaria estrutural é um método de construção onde as paredes suportam tanto as cargas verticais, quanto horizontais. Entenda melhor e conheça as vantagens e os principais tipos!
Ler Mais
1 2 3 105

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:20 | 10/04/2024