Logo da Etesco Construções
Menu

Administração de materiais: Como funciona e como melhorar?

Atualizado em 13/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A administração de materiais é a forma mais básica de gerir e controlar o estoque de uma empresa, envolvendo operações como a identificação do fornecedor, armazenagem e transporte.

A imagem mostra pessoas trabalhando em uma obra.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto. Continue nos acompanhando para descobrir como funciona e como melhorar esse processo.

O conceito de administração de materiais

Sabemos que, antes de ir ao supermercado fazer compras, existe todo um processo por trás, não é verdade? É necessário conferir a despensa e anotar tudo o que deverá ser adquirido, perguntando para as pessoas de casa o que estão precisando.

Em casos onde essa lista não é feita, é muito provável que sejam adquiridos itens repetidos ou falte alguma coisa. Além da escolha do supermercado, que na maioria das vezes, é aquele onde já se conhece os preços.

Basicamente, a administração de materiais é semelhante ao que destacamos acima, porém em uma proporção maior e com uma alta demanda.

Desta forma, então, podemos dizer que a administração de recursos materiais se encarrega de gerir desde a compra de matéria prima, até a produção de um bem ou de uma parte dele.

Em um mercado cada vez mais concorrido, a administração de materiais vem se tornando um grande diferencial, uma vez que permite investimentos maiores em tecnologia.

Além disso, esse procedimento pode ser definido como uma parte da cadeia de suprimentos, ou seja, que realiza o controle, planejamento e programa de forma eficaz a estocagem de bens, armazenando informações.

O objetivo de todo esse trabalho é satisfazer e atender da melhor forma possível os clientes, aumentando a lucratividade da empresa e ao mesmo tempo, criando uma concorrência acirrada.

Os benefícios da administração de materiais

Levando em consideração uma gestão de qualidade por parte da empresa, a administração de recursos materiais pode oferecer alguns benefícios, entre eles:

Qualidade dos produtos

A administração de materiais não lida apenas com processos internos, mas também é responsável por identificar e selecionar fornecedores. E isso é algo que gera impacto diretamente na qualidade dos produtos.

É importante lembrar que os fornecedores são como parceiros estratégicos e precisam ser tratados assim.

Gera lucros para a empresa

Os centros de distribuição e armazéns, muitas vezes, precisam lidar com um problema muito comum: a perda de produtos, causando prejuízos para a empresa. Mas, isso pode ser evitado com a administração de materiais.

Isto porque, quando os processos são bem estruturados e os espaços organizados, as chances de quebra ou perda de algum produto, diminuem.

Além disso, quando existe um bom gerenciamento, os diferentes setores interagem com mais facilidade, gerando produtividade na equipe. Isso contribui também para o aumento no lucro da empresa, vendo sua eficácia subir e os custos diminuírem.

Cliente satisfeito

Quando o assunto é satisfação do cliente, muita gente se engana ao pensar que basta apenas resolver algum problema pendente para que seja mantida uma boa relação.

A administração dos recursos materiais vai além disso. Esse processo permite que sejam mapeados os pontos a serem melhorados.

Desta forma, então, o gestor pode apresentar um plano a longo prazo, que possa atender às necessidades do cliente, garantindo ao mesmo tempo um contrato maior para a empresa.

Isso aumentará a confiança do consumidor, que passará a ver a empresa como uma grande referência no mercado.

Como melhorar ainda mais esse processo?

Primeiro, é necessário listar os itens mais utilizados na empresa. O gestor pode montar uma lista detalhada, com data e quantidade de todos os materiais.

Depois, deve ser criada uma classificação com um código para organizá-los por categoria. Essa organização facilitará o processo de localização dos itens em estoque.

Outra dica fundamental para melhorar o processo é realizar um planejamento. Afinal, é nesse momento que a quantidade e qualidade dos materiais serão avaliados.

O ideal mesmo é comprar uma quantidade que seja suficiente para a demanda daquele período em questão.

Gostou de saber como funciona a administração de materiais? Deixe um comentário! Compartilhe o post com seus amigos e até a próxima semana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você sabe quais são as vantagens de utilizar pré-moldados no canteiro de obras? Entenda como esse tipo de estrutura contribui com o trabalho na construção civil.
Ler Mais
As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram