Menu
Logo Links Úteis | Etesco

As etapas de um processo de dragagem

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Ao fundo da imagem, há um equipamento de dragagem.

A dragagem é um processo que engloba a remoção de parte do fundo do mar, lagos, barragens, canais e leito dos rios, através de equipamentos chamados dragas, que os tornam mais fundos. As dragagens podem, então, ser operações um pouco complexas, principalmente pelos riscos que a envolvem. Por isso, é muito importante analisar de forma qualificada todo o processo, e definir cada etapa a ser realizada. No post de hoje, falaremos sobre as etapas do processo de dragagem. Continue lendo! 

Quais são as principais etapas deste processo?

Quando um projeto não considera todos os fatores ambientais, bem como os tipos de sedimentos e profundidade de todo o campo hídrico, ele pode colocar todo o trabalho em risco. No caso da dragagem, não é diferente! Por isso existem algumas etapas, que devem ser seguidas antes de realizar o procedimento. 

Primeira etapa: batimetria 

Esta é uma etapa indispensável. A batimetria é o que ajuda no reconhecimento da área, e fornece dados por meio da profundidade dos lagos industriais, rios, mares e lagos, através de eco sondas, que transmitem o pulso do som que a água emite. A eco localização da batimetria permite o mapeamento do local, devido às curvas batimétricas que unem os pontos com profundidade.

Definição do projeto 

Após coletar as informações, tanto sobre a profundidade do corpo hídrico, quanto da área onde o trabalho será realizado, é o momento de definir a quantidade de materiais e o tipo de dragagem adequada para o projeto.

A escolha da mesma dependerá do tipo de sedimento que será dragado, e além disso, deverá ser definido um local seguro para tratamento e descarte dos sedimentos, e isso precisa ser bem planejado.

Executando o projeto 

Os profissionais da engenharia civil, química, ambiental, oceanógrafos e geotécnicos devem acompanhar todo o processo, como forma de reduzir as chances de riscos da operação, e garantir a segurança do trabalho.

Durante a dragagem, de acordo com as condições de cada local, alguns equipamentos devem ser utilizados, tais como: a draga de sucção em arrasto, que envolve transporte e descarga, as dragas de sucção, que combinam a escavação e sucção, onde o solo é desalojado, o Backhoe e o Grab Dredge, um guindaste com duas caçambas, acionadas hidraulicamente.

Finalização

Durante todo o procedimento, a batimetria é utilizada, inclusive na finalização, onde são coletados os dados, que possibilitam que seja feito um comparativo de informações entre o início e o final do projeto.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 11 / 23
Dragagem é um processo fundamental na manutenção de projetos de infraestrutura, como portos, canais e áreas costeiras. Entenda a função e descubra sua importância
Ler Mais
 | 01 / 11 / 22
A dragagem é o processo de escavação responsável pela retirada de sedimentos de lagoas industriais, rios e oceanos. Saiba quais são os equipamentos utilizados nessa ação!
Ler Mais
1 2 3 6

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:32 | 27/03/2024