Logo da Etesco Construções
Menu

As principais vantagens do concreto protendido

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é o concreto protendido?

O concreto protendido é um material amplamente utilizado na construção civil, responsável por aumentar a resistência à tração de concreto, deixando-o com menos deformidades e melhorando seu desempenho.

A imagem mostra uma foto de vigas de concreto.

Vamos falar, no post de hoje, um pouco mais sobre o concreto protendido. Continue nos acompanhando!

Quais os tipos de concreto protendido?

Antes de falarmos sobre as vantagens do concreto protendido, vamos destacar os seus principais tipos. Ele pode ser dividido em três: protensão com aderência inicial, protensão com aderência posterior e protensão sem aderência.

Protensão com aderência inicial

É bastante utilizado no processo de concretagem de peças que são pré-fabricadas. Em sua aplicação, é realizado o pré-alongamento da armadura ativa (fios, cordoalhas ou barras de aço) antes do lançamento do concreto.

Protensão com aderência posterior

Neste caso, a protensão é aplicada apenas depois do processo de cura do concreto. Para isso, devem ser utilizados macacos hidráulicos, para sujeitar a armadura, e assim ativar os valores de tensão, calculados previamente pelo profissional.

Protensão sem aderência

Também pode ser aplicada após o processo de cura, porém, não existe nenhuma aderência entre a peça e a armadura ativa. Então, a armadura é colocada em dutos, feitos com bainhas compostas por plástico e metal.

Vale lembrar que a aplicação de qualquer um desses tipos, dependerá muito da intenção da obra, da técnica utilizada, entre outras variáveis.

Concreto protendido x Concreto armado

A principal diferença entre o concreto protendido e o concreto armado, está relacionada ao método utilizado para resistir às tensões de tração.

No caso do concreto armado, ocorre adesão do aço, para que os esforços de tração que provocam deformações e fissuras, sejam equilibrados. Neste processo, é usada a armadura passiva, isto é, aquela que não produz forças de tração.

Já o concreto protendido utiliza a armadura ativa, que está sujeita ao pré-alongamento. Desta forma, então, será provocada a protensão. Isto significa que a compressão prévia ajudará a minimizar ou anular as tensões.

E quais as vantagens do concreto protendido?

O concreto protendido pode ser utilizado em várias edificações, que vão desde pontes, viadutos, e até obras de pequeno e médio porte. Entre as principais vantagens desse tipo de concreto, podemos destacar:

Possibilidade de grandes vãos

Isto porque, uma laje feita de concreto protendido consegue vencer os vãos que o concreto armado não venceria.

Variedade maior no layout do projeto arquitetônico

Uma vez que existe uma distância maior entre os pilares.

Economia de concreto e aço

Devido à utilização da seção transversal plena, e por serem utilizados aço e concreto com uma resistência maior.

Redução do tempo de construção

Por conta da facilidade de execução e reaproveitamento de formas. Na maioria das vezes, não é preciso utilizar vigas na estrutura.

Além destas vantagens, também podemos citar o maior controle tecnológico durante a execução, a redução de deformações e fissuras, e a redução das tensões de tração pela flexão e esforços cortantes aplicados em lajes.

Você já sabia dessas vantagens do concreto protendido? Conte-nos nos comentários. Compartilhe em suas redes sociais! E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
A mobilidade urbana ainda enfrenta diversos desafios no Brasil, mas a melhoria dela é fundamental, inclusive para a qualidade de vida das pessoas. Entenda!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram