BLOG

Atuais tendências da engenharia civil

São diversas as áreas profissionais existentes, e todas elas passam por mudanças ao longo do tempo, sejam relacionadas ao desenvolvimento tecnológico, com seu posicionamento de mercado, ou com a mudança no comportamento dos clientes. E na engenharia civil não é diferente.

Esta é uma área que constantemente apresenta novidades, uma vez que a tecnologia já alcançou patamares que até então pareciam impossíveis, e assim uma parte da rotina nos canteiros de obras estão se renovando.

Desta forma, muitas empresas deste segmento que desejam permanecer ativas no mercado, devem estar atentas às novidades da tecnologia e às novas tendências.

E você sabe quais são as atuais tendências da engenharia civil? Continue lendo para descobrir mais informações.

Você sabe qual a importância e os principais desafios da infraestrutura? Clique aqui!

 

Inovações da engenharia civil

Algumas tendências atuais da engenharia civil ainda não são conhecidas por todos, mas já fazem parte da rotina de algumas empresas. Entre as principais estão:

 

Obras sustentáveis

A sustentabilidade deixou de ser algo diferencial e se tornou uma obrigação necessária, independente da obra. Além de contribuir com o meio ambiente, as medidas e o investimento em materiais ecológicos podem ajudar a reduzir os custos. Isso é possível por conta do reaproveitamento de material, a redução de rejeitos e a otimização dos processos.

Pode ser também relacionada às chamadas ‘construções verdes’, que buscam oferecer elementos de eficiência energética, captação e reutilização de água, e outros sistemas que asseguram uma certificação aos profissionais.

 

Uso de novos materiais

Os materiais têm relação com o tópico anterior, e é outra tendência que cresce a cada ano. A adoção de novos materiais e técnicas que serão utilizadas na construção civil vem sendo cada vez mais importante. De modo geral, todos proporcionam benefícios para as obras, como por exemplo, a redução de custos, versatilidade, resistência e praticidade em relação aos antigos materiais.

Entre os materiais que estão em ascensão na engenharia civil, destacam-se os tijolos sustentáveis, vidros triplos, aditivos e argamassas especiais e equipamentos específicos que podem facilitar as etapas de uma obra.

 

Impressão 3D e realidade aumentada

Inovações no campo virtual trouxeram novas ferramentas de representação, e a realidade aumentada é uma delas. Além de auxiliar na explanação e na divulgação dos empreendimentos, também concedem ao cliente a percepção mais próxima do que será produzido.

A impressão em 3D é uma ferramenta relativamente importante, que vem sendo testada e implementada aos poucos na execução de obras. Associada à tecnologia BIM (Build Information Model) auxilia as interfaces do projeto x obra, ou ainda a reconstrução de elementos históricos para obra de restauro.

Muitos profissionais apontam que, em poucos anos, a impressão em 3D será a responsável por grande parte dos materiais específicos de construção civil.

Veja também: O que é Smart Cities?

 

Softwares de gestão

A engenharia civil já conta com indispensáveis programas digitais, desenvolvidos com o objetivo de facilitar a criação e gestão de projetos estruturais. Através destes softwares, é possível controlar as etapas da construção e reduzir falhas de segurança que possam existir. Softwares são fundamentais para que os profissionais executem tecnicamente e financeiramente uma obra.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *