Menu
Logo da Etesco Construções

Automação predial: conheça a função e vantagens

Atualizado em 21/03/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Não é de hoje que os dispositivos inteligentes começaram a integrar diversas áreas, auxiliando em vários projetos. Esse é o caso da automação predial, que aos poucos vem fazendo parte do setor da construção civil.

Canva | Fonte narvikk

Se ainda não possui conhecimento sobre esse assunto, continue acompanhando o post de hoje e confira mais detalhes!

O que é automação predial?

Automação predial é uma inovação que permite que as tarefas diárias sejam realizadas de maneira automatizada, através de um software. Em outras palavras, é o uso da tecnologia a favor do conforto e segurança em edificações prediais.

Basicamente, na automação predial os equipamentos eletrônicos e sistemas trabalham em conjunto para facilitar a rotina, proporcionar segurança e economia em suas diversas aplicações.

Vantagens da automação predial 

Conforme dissemos, a automação predial envolve uma série de dispositivos eletrônicos para que as tarefas de um edifício possam ser efetuadas. Além de oferecer diversas vantagens, como por exemplo:

Controle e segurança

Por meio da automação predial é possível ter todos os dispositivos em um único painel de controle, sendo elétrico, mecânico, hidráulico ou eletrônico. Logo, isso evita erros e garante uma segurança  maior.

Um exemplo: quando um sensor detecta incêndio no local. Esse painel de controle ativará um alarme para alertar as pessoas e liberar água no ambiente, combatendo o incêndio. Toda essa ação é feita de maneira muito eficaz.

Sustentabilidade 

Neste caso, a sustentabilidade é demonstrada a partir do reaproveitamento da água de forma automatizada, com a irrigação de jardim, praças e áreas verdes.

Em geral, os reservatórios de água pluvial dos condomínios dispõem de sistemas automatizados com sensores para que a demanda hídrica seja identificada e acione o sistema de irrigação.

Economia de energia elétrica

Ainda sobre a questão sustentável, a automação predial também ajuda na economia de energia elétrica. Isso porque as luzes e o ar condicionado são desligados assim que o sistema detecta que não existem pessoas no local. 

Adaptação da construção civil a nova tecnologia

Para um setor como a construção  civil, a automação predial é um desafio. Mesmo com um custo mais alto, a busca pela instalação de sistemas como esse está aumentando no Brasil, principalmente com relação à segurança, um campo que pode ser explorado junto a diminuição de gastos e sustentabilidade.

Para aplicá-la e fazer com que seja um diferencial no mercado diante de seus atuais e até futuros clientes, as empresas precisam conhecer a fundo a nova tecnologia.

Mas, ainda assim, podemos dizer que a automação predial é uma tendência forte e que promete muito na construção civil, por todas as vantagens que ela oferece. 

Gostou do conteúdo de hoje? Deixe um comentário se tiver outras dúvidas sobre o assunto!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024