Menu
Logo da Etesco Construções

Certificação ISO 14001: O que é e qual a sua função?

Atualizado em 16/08/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A certificação ISO 14001 é conhecida mundialmente como a metodologia que permite que as empresas demonstrem o seu compromisso com a proteção ambiental.

Certificação ISO 14001: O que é e qual a sua função? | Etesco Construções

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa certificação. Continue nos acompanhando!

A origem da ISO 14001

ISO é uma sigla de origem inglesa que significa ‘Organização Internacional de Normalização’, sendo formada por 162 órgãos de diversos países, reunidos para discutir os padrões internacionais.

A partir da década de 90, com o aumento da preocupação mundial com relação ao meio ambiente, surgiu a necessidade de criar uma norma para abordar os negócios, a sustentabilidade e a performance ambiental, considerando que uma empresa também deve se preocupar com seu desenvolvimento sustentável.

Justamente neste contexto nasceu a ISO 14001, norma que serve como uma guia na implementação do sistema de gestão ambiental nas empresas. Essa é uma das normas que compõem a ISO 14000.

Podemos dizer que a ISO 14001 é baseada no ciclo PDCA, que em inglês quer dizer ‘plan-do-check-act’, ou seja: planejar, fazer, checar e agir, utilizando linguagem de gestão e apresentando diversos benefícios para as organizações.

A eficácia desse sistema é comprovada por meio de certificação de conformidade da norma ISO 14001.

Objetivos da ISO 14001

Basicamente, um dos principais objetivos da Norma ABNT ISO 14001 é possibilitar que as empresas desenvolvam práticas sustentáveis, mantendo um equilíbrio com o meio ambiente. Além deste, podemos destacar outros objetivos, tais como: 

  • Auxiliar as organizações no atendimento aos requisitos legais;
  • Proteger o meio ambiente, prevenindo os impactos ambientais adversos;
  • Aumentar o desempenho ambiental;
  • Controlar ou influenciar o modo como os produtos e serviços da empresa são elaborados, fabricados, vendidos, consumidos e descartados;
  • Manter as partes interessadas bem informadas sobre as questões ambientais.

É claro que, o sucesso do sistema de gestão ambiental dependerá muito do comprometimento de todos os membros da empresa, principalmente a administração, sendo a diretoria a responsável pela iniciativa de execução de todas as medidas.

Quais os benefícios da ISO 14001?

Depois de explicarmos sobre a origem e os objetivos da ISO 14001, vamos destacar os benefícios que ela pode oferecer para as empresas, sendo eles:

Sistema de Gestão Ambiental

Conforme dissemos, após a implantação da gestão, a comunicação e a política das empresas são aprimoradas. Assim, elas se tornam mais engajadas em causas sustentáveis.

Cumprimento de requisitos legais

Quando uma empresa apresenta a certificação ISO 14001, além de se tornar ecologicamente correta, também evita o recebimento de multas por possíveis impactos negativos ao meio ambiente, uma vez que estará cumprindo de forma contínua todos os requisitos legais.

A marca ganha reconhecimento

A certificação também representa o selo sustentável da marca, ou seja, uma prova de que ela compactua com a preservação do meio ambiente. 

Desta forma, o mercado começa a enxergar a empresa de maneira mais positiva, principalmente pela responsabilidade ambiental que demonstra, algo que consequentemente acaba gerando novos negócios.

Gastos reduzidos

Com a ISO 14001 é possível reduzir os gastos desnecessários, fazendo com que a empresa realize sua produção de forma mais consciente e com eficiência.

Valorização internacional

Muitas vezes, a certificação é usada como um dos requisitos de contratação. Isto significa que ela possibilita, até mesmo, negócios internacionais, pois uma empresa que preserva o meio ambiente pode manter relações com outras empresas que compartilham desse mesmo objetivo.

Satisfação do cliente

Um produto ou serviço de qualidade que está cumprindo a legislação ambiental, pode promover a satisfação do cliente e ao mesmo tempo, a positividade da marca. Tudo isso envolve tanto a conduta moral, quanto a consciência social no pós-venda.

Como implantar a ISO 14001? 

Uma gestão ambiental se torna mais eficaz quando existe o envolvimento de todos os membros da empresa. Assim sendo, então, deve ser feito um roteiro baseado no ciclo PDCA e na própria norma, além de um planejamento de todos os objetivos e processos necessários. 

Todas essas ações devem estar de acordo com a política ambiental da empresa, e deve haver um monitoramento dos objetivos e metas. Atrelado a esse roteiro, devem ser seguidos os seguintes passos:

  • Envolvimento de todas as partes da organização, com uma boa comunicação interna;
  • Comprometimento e apoio dos diretores;
  • Comparação dos sistemas de qualidade existentes com os requisitos apresentados pela ISO 14001;
  • Obter um feedback do cliente e dos fornecedores sobre a gestão ambiental atual da empresa;
  • Estabelecer uma equipe para a implementação;
  • Mapear e compartilhar as funções, prazos e responsabilidades de cada membro;
  • Adaptar o seu negócio aos princípios básicos da gestão ambiental;
  • Estimular a participação da equipe, através de treinamentos e incentivando sempre este trabalho.

Além de todos esses fatores, também é importante que a empresa incentive os integrantes da equipe a serem auditores internos, compartilhando o conhecimento sobre a ISO 14001. 

E por último, deve ser feita uma revisão regular do sistema ISO 14001, para garantir uma melhoria contínua do processo.

O conteúdo foi esclarecedor? Possui alguma dúvida sobre a certificação ISO 14001? Deixe um comentário para que possamos te ajudar!

Compartilhe também em suas redes sociais. E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.