Logo da Etesco Construções
Menu

Certificação ISO 14001: O que é e qual a sua função?

Atualizado em 16/08/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A certificação ISO 14001 é conhecida mundialmente como a metodologia que permite que as empresas demonstrem o seu compromisso com a proteção ambiental.

Certificação ISO 14001: O que é e qual a sua função? | Etesco Construções

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre essa certificação. Continue nos acompanhando!

A origem da ISO 14001

ISO é uma sigla de origem inglesa que significa ‘Organização Internacional de Normalização’, sendo formada por 162 órgãos de diversos países, reunidos para discutir os padrões internacionais.

A partir da década de 90, com o aumento da preocupação mundial com relação ao meio ambiente, surgiu a necessidade de criar uma norma para abordar os negócios, a sustentabilidade e a performance ambiental, considerando que uma empresa também deve se preocupar com seu desenvolvimento sustentável.

Justamente neste contexto nasceu a ISO 14001, norma que serve como uma guia na implementação do sistema de gestão ambiental nas empresas. Essa é uma das normas que compõem a ISO 14000.

Podemos dizer que a ISO 14001 é baseada no ciclo PDCA, que em inglês quer dizer ‘plan-do-check-act’, ou seja: planejar, fazer, checar e agir, utilizando linguagem de gestão e apresentando diversos benefícios para as organizações.

A eficácia desse sistema é comprovada por meio de certificação de conformidade da norma ISO 14001.

Objetivos da ISO 14001

Basicamente, um dos principais objetivos da Norma ABNT ISO 14001 é possibilitar que as empresas desenvolvam práticas sustentáveis, mantendo um equilíbrio com o meio ambiente. Além deste, podemos destacar outros objetivos, tais como: 

  • Auxiliar as organizações no atendimento aos requisitos legais;
  • Proteger o meio ambiente, prevenindo os impactos ambientais adversos;
  • Aumentar o desempenho ambiental;
  • Controlar ou influenciar o modo como os produtos e serviços da empresa são elaborados, fabricados, vendidos, consumidos e descartados;
  • Manter as partes interessadas bem informadas sobre as questões ambientais.

É claro que, o sucesso do sistema de gestão ambiental dependerá muito do comprometimento de todos os membros da empresa, principalmente a administração, sendo a diretoria a responsável pela iniciativa de execução de todas as medidas.

Quais os benefícios da ISO 14001?

Depois de explicarmos sobre a origem e os objetivos da ISO 14001, vamos destacar os benefícios que ela pode oferecer para as empresas, sendo eles:

Sistema de Gestão Ambiental

Conforme dissemos, após a implantação da gestão, a comunicação e a política das empresas são aprimoradas. Assim, elas se tornam mais engajadas em causas sustentáveis.

Cumprimento de requisitos legais

Quando uma empresa apresenta a certificação ISO 14001, além de se tornar ecologicamente correta, também evita o recebimento de multas por possíveis impactos negativos ao meio ambiente, uma vez que estará cumprindo de forma contínua todos os requisitos legais.

A marca ganha reconhecimento

A certificação também representa o selo sustentável da marca, ou seja, uma prova de que ela compactua com a preservação do meio ambiente. 

Desta forma, o mercado começa a enxergar a empresa de maneira mais positiva, principalmente pela responsabilidade ambiental que demonstra, algo que consequentemente acaba gerando novos negócios.

Gastos reduzidos

Com a ISO 14001 é possível reduzir os gastos desnecessários, fazendo com que a empresa realize sua produção de forma mais consciente e com eficiência.

Valorização internacional

Muitas vezes, a certificação é usada como um dos requisitos de contratação. Isto significa que ela possibilita, até mesmo, negócios internacionais, pois uma empresa que preserva o meio ambiente pode manter relações com outras empresas que compartilham desse mesmo objetivo.

Satisfação do cliente

Um produto ou serviço de qualidade que está cumprindo a legislação ambiental, pode promover a satisfação do cliente e ao mesmo tempo, a positividade da marca. Tudo isso envolve tanto a conduta moral, quanto a consciência social no pós-venda.

Como implantar a ISO 14001? 

Uma gestão ambiental se torna mais eficaz quando existe o envolvimento de todos os membros da empresa. Assim sendo, então, deve ser feito um roteiro baseado no ciclo PDCA e na própria norma, além de um planejamento de todos os objetivos e processos necessários. 

Todas essas ações devem estar de acordo com a política ambiental da empresa, e deve haver um monitoramento dos objetivos e metas. Atrelado a esse roteiro, devem ser seguidos os seguintes passos:

  • Envolvimento de todas as partes da organização, com uma boa comunicação interna;
  • Comprometimento e apoio dos diretores;
  • Comparação dos sistemas de qualidade existentes com os requisitos apresentados pela ISO 14001;
  • Obter um feedback do cliente e dos fornecedores sobre a gestão ambiental atual da empresa;
  • Estabelecer uma equipe para a implementação;
  • Mapear e compartilhar as funções, prazos e responsabilidades de cada membro;
  • Adaptar o seu negócio aos princípios básicos da gestão ambiental;
  • Estimular a participação da equipe, através de treinamentos e incentivando sempre este trabalho.

Além de todos esses fatores, também é importante que a empresa incentive os integrantes da equipe a serem auditores internos, compartilhando o conhecimento sobre a ISO 14001. 

E por último, deve ser feita uma revisão regular do sistema ISO 14001, para garantir uma melhoria contínua do processo.

O conteúdo foi esclarecedor? Possui alguma dúvida sobre a certificação ISO 14001? Deixe um comentário para que possamos te ajudar!

Compartilhe também em suas redes sociais. E até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
A mobilidade urbana ainda enfrenta diversos desafios no Brasil, mas a melhoria dela é fundamental, inclusive para a qualidade de vida das pessoas. Entenda!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram