Logo da Etesco Construções
Menu

Como é feita a despoluição de rios

Atualizado em 17/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A despoluição de rios é uma técnica possível realizada por meio de diferentes métodos e tecnologias. As principais formas de despoluir os rios são a dragagem, o gradeamento, a flotação, técnicas ecológicas e técnicas nucleares.

Existem diferentes tipos de impurezas que podem ser encontradas nos rios. Toda essa poluição é provocada tanto pela ação do homem quanto por eventos naturais. Eles alteram a qualidade da água fazendo com que ela fique inapropriada para o consumo e a manutenção da vida naquele ecossistema. 

Principalmente a poluição provocada pelo ser humano, tem um forte impacto na qualidade da água dos rios. Porém, a boa notícia é que existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas para despoluir as águas. Essas tecnologias reduzem de forma significativa os níveis de poluição, fazendo com que eles se tornem toleráveis. 

Preparamos este artigo para que você conheça as principais formas de despoluição dos rios, entendendo de que maneira elas funcionam e como contribuem para eliminarmos a poluição causada pela atividade antrópica. Continue lendo para ficar por dentro do assunto!

Dragagem

A dragagem é uma técnica que faz uma verdadeira limpeza no fundo do rio. Consiste em remover as camadas de sujeira, sedimentadas que formam placas de poluição. É um método que pode ser utilizado para fazer a limpeza de rios maiores. 

O funcionamento é muito simples. Uma embarcação é equipada com bombas que fazem a sucção das camadas de sujeira. Ela percorre todo o leito do rio vasculhando o fundo para recolher esse material sedimentado. Ele, então, é transportado para um aterro, que pode estar próximo à margem do rio, por meio de tubulações.

Gradeamento

A técnica de gradeamento pode ser utilizada tanto em estações de tratamento de esgoto quanto diretamente no leito dos rios. Também consiste em um método com funcionamento bastante simples, uma vez que são utilizadas grades com a função de derreter materiais e sedimentos mais grosseiros

Essas grades de metal são posicionadas nas partes mais rasas do rio e conseguem fazer a retenção de garrafas plásticas, pedaços de vidro, papéis e outros materiais que são carregados pela chuva. 

As grades possuem, também, interceptores, cuja função é abrir ou fechar de acordo com o tipo de material ou objeto que precisa ser retido por elas. Depois, tudo isso é coletado e recebe a destinação correta.

Flotação

Essa técnica de despoluição de rios foi patenteada por um brasileiro. Ela é ideal para ser utilizada em rios menores, e consiste na utilização de substâncias que fazem a separação físico-química da sujeira presente na água

Para isso, são despejadas nos rios substâncias como sulfato de alumínio e polieletrólito. Elas têm efeito coagulante, reagindo com as partículas sólidas em suspensão na água e fazendo com que se aglomerem e flutuem.

Ao mesmo tempo, é feita a injeção de oxigênio no fundo do rio, para evitar que esses fragmentos afundem. Em seguida, é feita a desidratação do lodo e a sua devolução para a natureza.

Técnicas ecológicas

As técnicas ecológicas para fazer a despoluição de rios são fáceis de implementar e podem ser utilizadas em lagos e canais também. Além de fazer o tratamento da água, o objetivo é transformar o entorno, modificando o meio físico e a comunidade. 

Nesse método, são instalados jardins flutuantes com 110 m² compostos por plantas aquáticas que filtram a poluição presente na água. Não é necessário utilizar quaisquer produtos químicos, e a implantação tem um custo bem menor em relação às estações de tratamento tradicionais.

Técnicas nucleares

Para fazer a despoluição de rios utilizando técnicas nucleares, é emitida a radiação para detectar os materiais poluentes, ainda que eles estejam em números muito pequenos. Esse método costuma ser utilizado em lagoas e reservatórios

As técnicas nucleares são aplicadas com o auxílio de um equipamento chamado de radioisótopo. Ele consegue fazer o mapeamento do trajeto dos poluentes, além da quantidade deles, depositados tanto na água quanto na terra.

Como você pôde ver, existem métodos naturais e também tecnologias mais modernas que podem ser utilizadas para fazer a despoluição de rios. Essa ação já vem sendo implementada em alguns, como no Tietê, mas o mais importante é desacelerarmos esse processo de poluição, por meio do descarte adequado de resíduos e da implementação de saneamento básico em todas as cidades brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 11 / 21
Você conhece as diferentes tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de equipamentos de dragagem? Conheça quais são elas e suas características.
Ler Mais
 | 26 / 10 / 21
Sabia que a dragagem é composta por diferentes etapas? Veja como esse processo é realizado e ainda conheça os diferentes tipos de dragagem.
Ler Mais
1 2 3 5

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram