Logo da Etesco Construções
Menu

Compliance: qual a importância para os negócios?

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem está enquadrada apenas na parte superior do terno de um homem e sua mão está escrevendo alguns números e símbolos sobre uma tela transparente.

O termo Compliance tem origem do verbo em inglês ‘to comply’, e significa agir de acordo com uma condição, pedido, instrução ou regra. A compreensão deste conceito é de extrema importância, principalmente diante do cenário atual de evolução do mercado empresarial, que deve ser sempre adequado ao mundo jurídico e interno das empresas. Neste artigo, explicaremos um pouco mais sobre o compliance e sua importância para os negócios. Continue lendo.

Compliance nas empresas

Dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, o compliance mantém o seu significado, e segue de acordo com as regras, instruções, especificações e regulamentos internos e externos, além de leis, padrões e normas, que são interpretadas e adequadas ao universo da empresa.

A existência do programa de compliance interno é o que poderá contribuir para uma melhoria dos processos desenvolvidos, garantindo mais eficiência e eficácia entre os colaboradores, além de identificar as falhas que poderão ser corrigidas.

Principal objetivo do compliance

O principal foco do compliance, conforme dito anteriormente, é identificar as falhas, analisar a rotina dos controles e sugerir melhorias para eventuais problemas ou dificuldades, que poderão ser encontrados durante o desenvolvimento das atividades.

O compliance apresenta grande relevância e um papel fundamental nas empresas, exercendo, a maioria das vezes, a função de um consultor, assegurando que a empresa esteja sempre cumprindo à risca tudo o que foi imposto pela regulamentação.

Portanto, assim como a ética, o compliance é uma responsabilidade geral, e deve saber acompanhar os processos. A adaptação da sociedade e da cultura da empresa é uma exigência que o próprio sistema capitalista apresenta.

Desta forma, a rotina da empresa poderá ser aprimorada, e assim contribuir para que novos clientes sejam conquistados, além da confiabilidade, satisfação e credibilidade que serão maiores para aqueles que já utilizam os serviços.

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 11 / 21
EPI é a sigla de Equipamentos de Proteção Individual, importante para garantir a saúde física e segurança dos colaboradores. Saiba mais sobre o que são os EPIs!
Ler Mais
 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
1 2 3 13

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram