Logo da Etesco Construções
Menu

Conheça o método de gestão Lean Construction

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem mostra uma obra sendo realizada e três pessoas conversando.

O Lean Construction se tornou, ao longo do tempo, um dos principais métodos de gestão e gerenciamento de projetos na construção civil, para auxiliar no aumento da produtividade, redução de custos, e tempo de entrega da obra, elevando o nível de satisfação e eficiência da empresa no mercado. Deseja saber mais sobre este método? Continue nos acompanhando!

Lean Construction: Características

O Lean Construction, ou construção enxuta, consiste na adoção de princípios da Lean Production (produção enxuta) dentro da construção civil. Esse é um sistema desenvolvido em 1940, com o objetivo principal de aumentar a produtividade e eficiência, através da redução de desperdícios, tempo e superprodução.

Para isso, algumas metodologias tiveram que ser utilizadas, entre elas o TQM (Total Quality Management) e JIT (Just in Time) que basicamente destacavam que:

- Todo trabalho deveria ser altamente especificado em seu conteúdo, sequência, tempo e resultado.
- Toda relação entre cliente e fornecedor deveria ser direta, com um canal definido e claro;
- O fluxo de trabalho e processo deveria ser simples e direto;
- Toda melhoria deveria ser feita através do método científico, sob coordenação de um orientador.

Nos anos 1990, essa técnica foi ganhando adaptação e força no setor da construção civil, focando na diminuição do desperdício, e agregando valor ao produto final.

Os benefícios do Lean Construction

A adoção do Lean Construction nas empresas de construção civil é uma forma eficiente de reduzir as etapas de produção e os custos, de maneira sustentável e mais inteligente. É fundamental saber que essa metodologia engloba a busca por melhorias contínuas em todos os processos, e que isso dependerá muito da organização e acompanhamento das informações de cada projeto.

Os princípios que envolvem o Lean Construction são as diretrizes, ou seja, um caminho para a otimização das atividades da empresa. Mas, não é preciso seguir todas elas, exatamente como descritas.

O uso do método poderá variar de acordo com a atuação e necessidades de cada empresa. A partir do momento em que ele é seguido à risca, pode acabar eliminando estratégias e comprometendo o andamento da obra.

O ideal, portanto, é ter uma visão diferente para cada projeto, e avaliar o que deve ser melhorado, e como fazer isso da melhor forma possível.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 11 / 21
EPI é a sigla de Equipamentos de Proteção Individual, importante para garantir a saúde física e segurança dos colaboradores. Saiba mais sobre o que são os EPIs!
Ler Mais
 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
1 2 3 13

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram