Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça o que é o BIM e sua importância para uma obra

Atualizado em 14/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O Bim é um sistema de criação virtual que une um conjunto de informações sobre o projeto em planejamento, facilitando o desenvolvimento das obras de construção civil.

Conheça o que é  BIM e sua importância para uma obra!

Conheça a tecnologia BIM

O Building Information Modeling (BIM) é um conceito usado para especificar e unir as informações e os atributos dos projetos de uma construção de forma simples e organizada, suprindo todas as necessidades relacionadas ao planejamento de uma obra de construção civil.

O que é BIM?

O BIM é um sistema de criação de modelo virtual, que facilita o cruzamento e integração dos dados e informações relevantes, sendo um modelo virtual de alto potencial de valorização dos processos em construções, garantindo qualidade e diversos benefícios como:

  • Economia de tempo;
  • Redução de custos;
  • Projetos 2D;
  • Cumprir prazos estipulados no cronograma;
  • Testar novas soluções;
  • Comunicação clara e eficaz.

O sistema BIM pode ser utilizado em várias ferramentas para inserir, editar e ler as informações do modelo, possibilitando a organização do modelo de uma forma que possibilite a comunicação, fator chamado de parametrização.

A parametrização BIM, é a possibilidade de incluir informações de modelos ou do banco de dados BIM, de forma pré-definida. As opções de parâmetro disponíveis, são:

  • Código do objeto: conecta o objeto a uma planilha de custos, fator que possibilita o desenvolvimento de orçamentos;
  • Pavimento ou unidade habitacional do elemento: separa os materiais no almoxarifado ou estuda o melhor custo de uma unidade que irá se repetir diversas vezes;
  • Data de execução: identificação cronológica que define a data que o serviço deve ser executado;
  • Data de compra: identifica o momento em que determinado material deve ser comprado ou enviado para obra.

Os parâmetros são diretrizes mínimas que devem ser definidos no plano de execução BIM e seguidas pelos envolvidos no projeto.

Para que o BIM é usado?

O BIM é utilizado para obter uma visualização tridimensional do projeto, permitindo alterações na composição dos materiais e de elementos como: portas e janelas, tendo a capacidade de simular como a construção irá se comportar no futuro, antes da construção real ser iniciada.

Além disso, o BIM também pode ser usado para dispensar a necessidade de planilhas, por ser possível incluir informações como:

  • Custo
  • Materiais
  • Fabricantes

Por conta disso, é possível diminuir o risco de erros e desperdício nas obras.

Conceito BIM

O BIM não se trata de um software específico, mas, de um conceito de visualização, modelagem e gerenciamento das atividades relacionadas a um projeto de construção de obras civis.

Esse novo conceito permite que o projeto se assemelhe com o a obra real, por conta da possibilidade de visualizar elementos, podendo prever possíveis erros de planejamento, como:

  • Atrasos na entrega;
  • Elevação de custos;
  • Erros de orçamento;
  • Projeto Incompatível;
  • Retrabalho;
  • Produtividade Baixa. 

O conceito BIM pode ser aplicado em diferentes sistemas de ferramentas de modelagem 3D, sua tecnologia se relaciona com a realidade, fazendo com que o recurso de visualização prévia de edificação seja apurado.

Como o BIM é empregado na engenharia

A função do BIM é integrar os setores de uma empresa de construção civil, de uma forma simplificada que facilita o processo de construção. Por conta dessa necessidade de integração, algumas empresas acreditam que precisam realizar mudanças radicais em seus processos      

Para que a metodologia BIM seja implementada nos processos de organização, é necessário que ocorra investimento em tecnologia e treinamento de equipe.

A Importância do BIM em uma obra

A utilização do BIM em todas as etapas de um projeto de construção civil, por facilitar os processos como:

Estudo de viabilidade

A tecnologia 3D de mapeamento com nuvens de pontos, possibilitam trazer todas as informações do terreno e seu redor, para o modelo, permitindo uma visualização prévia de como seria a vista de cada ambiente e quais interferências essa vista pode sofrer.

Projeto BIM

As tecnologias de visualização 3D e as ferramentas de identificação de interferências, que o projeto BIM possui, podem facilitar na resolução de fatores como: exigências de órgãos públicos, compra de novos materiais, implementação de novas formas de construir.

Planejamento BIM

O BIM permite que seja inserido o parâmetro de tempo aos elementos, possibilitando a visualização da sequência da construção em 2 dimensões, simulação de cenários, melhorando a qualidade e assertividade do planejamento.

Orçamento da obra

A ferramenta BIM auxilia em manter a construção dentro do orçamento definido, por conta da adição de parâmetros de custo ao modelo, possibilitando a realização de simulações do cronograma físico financeiro da obra.

Execução do BIM

O BIM permite o acesso do projeto de obra, via aplicativo, sendo compatível a celular ou tablet, fator que facilita a verificação do desenvolvimento da obra.

Você conhecia o BIM e suas funcionalidades? Comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.