BLOG

Desafios do projeto audacioso de revitalização do rio Pinheiros

Projeto Pomar: o início

O Pomar Urbano é um projeto que visa a recuperação ambiental e paisagística do canal do rio Pinheiros. A iniciativa partiu da Secretaria de Estado do Meio Ambiente em parceria com a EMAE, para restaurar a vegetação e devolver o verde da região, que está às margens de um dos principais cursos d´água da cidade, e consequentemente, devolver vida ao rio.

 

Recuperação do rio Pinheiros

A ação de recuperação do rio Pinheiros foi criada pelo Governo do Estado no final da década de 90. De acordo com os profissionais responsáveis pelo Projeto Pomar, no início existia a vontade política de recuperar o canal, e assim, os cuidados com os cursos d´água da cidade foram sendo retomados.

Desde o começo dessa iniciativa, todo o esforço em conjunto com o setor privado foi essencial para a recuperação do rio. As margens Leste e Oeste foram divididas em trechos, e foram colocadas sob a responsabilidade de empresas parceiras, que são voltadas para a manutenção de projetos paisagísticos.

De acordo com a secretaria de Estado do Meio Ambiente, as parcerias são importantes para o plantio e recuperação dos espaços. Os resultados foram positivos, pois foram 300 mil mudas plantadas, com mais de 250 espécies selecionadas e colocadas em 26 km das margens esquerda e direita, todas revitalizadas.

Você sabe como funciona o investimento para a despoluir o rio Pinheiros? Clique aqui! 

 

Principais desafios no rio Pinheiros

O principal desafio do trabalho conjunto entre Estado e setor privado é manter as áreas verdes cada vez mais ligadas à preservação do rio Pinheiros, e isso tem uma grande relação com a saúde ambiental.

Também é possível destacar a implantação da estação de água do canal do rio Pinheiros, que permite a irrigação das plantas com água tratada do próprio rio. Além disso, o projeto visa também oferecer mais qualidade de vida para os moradores da cidade.

Geralmente, os resultados são positivos. Com a inauguração da ciclovia, em 2010, o cidadão pode ter acesso às áreas do Pomar Urbano, uma vez que o local se tornou uma excelente alternativa para lazer e deslocamento.

 

Benefícios

Qualquer cidade pelo mundo sabe o quão importante é a preservação de espaços verdes dentro de áreas urbanas. São vários os benefícios que as árvores e plantas podem gerar, a começar pela melhoria da qualidade do ar, e da redução de poluição sonora, que contribui com o equilíbrio do clima nas cidades, e as tornam menos quentes.

E, apesar de o projeto Pomar Urbano não ser exatamente a solução para a despoluição do rio Pinheiros, ajudará um pouco na revitalização de suas águas, uma vez que as raízes das árvores funcionam como filtros para o tal “lixo invisível”.

 

A importância do saneamento básico

Quando falamos em saneamento básico no Brasil, temos diversas situações precárias em vários municípios, assim como na infraestrutura de modo geral. O saneamento básico engloba os serviços de água potável, esgotamento sanitário, coleta de lixo e drenagem urbana.

Veja também: Benefícios Econômicos e Sociais da Expansão do Saneamento básico.

Todos esses fatores estão diretamente relacionados com a saúde pública, uma vez que, desde a extração das águas até a forma como o esgoto é descartado, é necessário ter um compromisso com as gerações futuras.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *