Menu
Logo da Etesco Construções

Dicas para realizar um nivelamento eficiente em sua obra

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.
Ao fundo da imagem, há dois trabalhadores de engenharia civil. Um está com uma caderneta fazendo anotações, e o outro está apontando e olhando para a sua frente.

Para os profissionais da construção civil, esse é um tema muito importante, principalmente os que desejam aprender um pouco mais sobre nivelamento de terreno. Seja uma obra residencial ou comercial, é fundamental saber tudo sobre o assunto, pois a área a ser trabalhada deverá seguir algumas especificações de segurança, algo exigido pelas normas técnicas.

E para alcançar um nivelamento perfeito, algumas dicas podem ser seguidas. Continue nos acompanhando para mais informações.

Principais dicas de nivelamento

Antes, algo muito comum era adequar a estrutura da obra à topografia, desconsiderando assim o desnível do terreno. Hoje, existe uma preocupação maior em relação ao nivelamento, com o intuito de garantir que a execução da obra seja em uma superfície plana.

Separamos algumas dicas fundamentais e que devem ser utilizadas para o nivelamento de terreno de maneira correta e exata.

1 - Demarcação de terreno

Esse é o primeiro passo para a realização do nivelamento, orientando e garantindo que a construção seja feita em um espaço menor, maior ou fora de lote, e fazendo com que tudo fique perfeito.

Antes de fazer a demarcação, é necessária uma análise da localização do solo em relação ao nível da rua, e não importa o tamanho ou localização do lote, deve-se ter muito cuidado ao demarcar um terreno.

2 - Nivelamento correto

Para o procedimento de terraplanagem ou nivelamento, o mais comum é fixar as estacas na linha de pedreiro, localizada a centímetros acima do chão, e deve ser previamente ajustada.

A terra do solo deve ser removida, e quando isso acontece, significa que o terreno está acima do nível da rua. O ideal é deixar o terreno 50 centímetros acima do nível de calçamento. Em seguida, deve ser adicionada terra ao solo novamente, mas antes disso, é essencial que seja construído um muro de arrimo para suportar o peso do material.

3 - Trabalhe com profissionais capacitados e máquinas adequadas

Mesmo parecendo ser uma tarefa simples, nivelar o solo necessita de alguns cuidados específicos, que apenas um profissional qualificado pode efetuar com precisão. Por isso, o ideal é investir na contratação de profissionais que já possuem boas recomendações, pois eles conhecem melhor as técnicas e são considerados mais eficazes.

E com relação às máquinas, a primeira coisa a ser feita é utilizar as de grande porte para que o serviço seja feito em menos tempo. Para terrenos estreitos, são recomendadas minicarregadeiras, que proporciona menos impacto ao espaço.

O que acharam das dicas? Que tal colocá-las em prática em sua obra?

Em caso de dúvidas, deixe em nossos comentários.

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.