BLOG

Diferenças entre pavimento e asfalto

Você sabe qual a diferença entre pavimento e asfalto? Muitas pessoas, principalmente as que estão fora da área técnica de engenharia civil, desconhecem essa diferença, e não sabem exatamente qual a finalidade de cada um, e tudo acaba sendo uma coisa só: o chão. Mas existem sim algumas diferenças.

Continue lendo para saber mais informações e descobrir quais as principais características que diferenciam o pavimento e o asfalto.

O que é o pavimento?

O pavimento é uma camada desenvolvida por um ou mais materiais, que fica disposta sobre um terreno natural ou terraplanado. Seu principal objetivo é aumentar a resistência do terreno, e assim permitir a circulação de carros e de pessoas pela via.

Todos os materiais escolhidos para o processo de pavimentação devem ser avaliados por sua capacidade de drenagem, ou seja, de absorção da água no interior de suas estruturas.

Outra questão bastante importante é a criação de um sistema de drenagem subsuperficial, que evita danos como desagregação e diminuição da resistência no deslocamento dos materiais.

Efeitos danosos no pavimento

A infiltração costuma ser um dos principais problemas que acometem os pavimentos, e acabam causando danos na estrutura, reduzindo a vida útil dessa construção, e também a sua capilaridade, por conta da tensão superficial nos vazios do solo.

Entre os principais efeitos danosos de manutenção e drenagem nestes pavimentos estão: a redução na resistência dos materiais granulares, o bombeamento nos pavimentos de concreto, o bombeamento dos finos da base granular, desempenho insatisfatório dos solos expansivos e trincamento de revestimentos.

O que é o asfalto?

O asfalto é uma mistura espessa de materiais com estrutura sólida, formado por misturas complexas de hidrocarbonetos não voláteis de elevada massa molecular. Ele pode ser amolecido por temperaturas entre 150ºC e 200ºC, com propriedades isolantes e adesivas.

Junto a um agregado mineral, isso funciona como agente de cimento, que une as partículas necessárias para transmitir a carga aplicada pela rosa dos veículos. Tudo isto é aplicado em espaços urbanos, num processo chamado de pavimentação asfáltica.

Manutenção

Assim como os pavimentos, os asfaltos também exigem manutenção constante para evitar determinados problemas, como buracos e até mesmo, danos maiores em suas estruturas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *