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Due diligence é o processo que avalia riscos e oportunidades de negócios de uma empresa. Ele costuma ser feito a partir de ações que permitem analisar, de forma detalhada, documentos contábeis e jurídicos.
No post de hoje, vamos explicar a importância do Due diligence para as empresas. Continue nos acompanhando!
Você verá neste artigo:
Informações importantes sobre due diligence
E como isso funciona?
Vantagens diretas de Due diligence
Prevenção de riscos
Projeção de futuro
Visão ampla da situação da empresa
Planejamento financeiro
Análise dos concorrentes
Resultado final para as empresas
Sabe quando usamos aquele ditado: É melhor prevenir do que remediar? Em Due diligence, essa expressão se torna muito importante! Isto porque as empresas, para evitar dificuldades corporativas, fazem uso desse processo.
A expressão ‘Due diligence’ é de origem inglesa. Em sua tradução livre, significa ‘diligência prévia’. Na prática, isso se trata de uma avaliação prévia de riscos, seja em contratação, aquisição, parcerias, consórcio, entre outros assuntos jurídicos e comerciais.
Por se tratar de uma espécie de “pente fino”, o Due diligence é um processo trabalhoso. Em suas operações, as rotinas acabam sendo vasculhadas, em busca de possíveis erros de produção.
Durante a execução da diligência prévia, o levantamento de dados deverá ser o mais amplo possível. Ele deve conter os processos judiciais e administrativos, assim como certidões de diversas áreas, contratos, e tudo o que justifique o presente ou futuro da empresa.
Levando em consideração a contratação e gerenciamento de terceiros, é possível observarmos que, quando um processo de Due diligence é estabelecido, a empresa poderá analisar os mais diversos assuntos. Assim sendo, serão analisadas as áreas:
● Financeira;
● Contabilidade;
● Previdenciários;
● Trabalhistas;
● Imobiliários;
● Jurídicos, entre outros.
Podemos citar como um exemplo, a contratação de um escritório de advocacia, que presta serviço para uma empresa. A partir daí, ficará evidente a variedade de riscos dos intermediários, uma vez que muitos possuem contato direto com órgãos públicos.
Desta forma, se esse risco não for contido de maneira adequada, a empresa que contratou o escritório de advocacia poderá se envolver em grandes problemas.
Outro exemplo claro seria um distribuidor de medicamentos, que os entrega para um determinado hospital, sem que estejam em boas condições de uso.
Isto significa que, mesmo que a empresa tenha distribuído de forma correta, e advertido os responsáveis sobre o armazenamento, o medicamento será entregue sem possibilidades de uso.
Essa é uma situação que poderá gerar um risco financeiro muito grande para a empresa fabricante.
Antes de colocar em prática, é fundamental perceber quais são os benefícios que o Due diligence tem para oferecer para a sua empresa. Entre as vantagens, podemos destacar:
A avaliação incorreta, ou a falta dela, pode levar, conforme dissemos, uma empresa ao declínio. Por isso, o desafio é formar um quadro que não seja tão influenciado.
Sendo assim, caso o negócio precise de uma avaliação pragmática e realista do cenário onde está inserida, você terá todo o apoio necessário usando o Due diligence.
É possível visualizar quais são os problemas que a empresa enfrentará. Dependendo do alcance das análises realizadas, será possível projetar o futuro, visando ações imediatas e alcance temporal, em longo prazo.
Como uma auditoria, existem casos onde são revelados graves problemas de compliance, bem como situações negativas de gestão. Desta forma, é possível avaliar os negócios para saber como está o andamento, e interferir se for necessário.
Esse é o momento de expansão da empresa, onde ela conta com recursos capazes de garantir a manutenção das operações. Isto é, destinar uma nova quantia em dinheiro para a abertura de novos mercados.
É importante destacar que, o Due diligence é empregado para medir o grau de riscos internos e externos. Desta forma, é proporcionado um entendimento maior sobre os concorrentes.
Não se trata de uma espionagem, mas sim de saber quem são eles, o que estão fazendo e para onde destinam seus negócios. Além de saber o que podem estar mudando em sua estratégia de marketing, por exemplo.
O resultado do Due diligence pode depender muito do objetivo inicial que a empresa apresenta. Em casos de avaliação que precede fusões e aquisições, o relatório deverá ser encaminhado para o interessado, para elaboração de minutas dos respectivos contratos de transferência.
Em outro ponto, se o objetivo for conhecer o negócio para melhorar as estratégias de ação, e assim dar passos mais seguros, esse tipo de estudo será usado para embasar decisões.
Isso permitirá que a empresa ganhe mercado, conquiste novos clientes, ingresse em novos segmentos, ou até mesmo, redefina o foco do seu trabalho.
Você aplica Due diligence em sua empresa, ou gostaria de aplica-lo? Conte-nos sua experiência! E não esqueça de compartilhar o conteúdo de hoje!
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