Menu
Logo da Etesco Construções

Entenda as diferenças entre EPC´s EPI´s

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Os EPC´s EPI´s são fundamentais e imprescindíveis nas empresas, uma vez que podem evitar grandes acidentes de trabalho. Além disso, são eles os responsáveis por minimizar riscos, e ao mesmo tempo, gerar proteção ambiental. No post de hoje, falaremos mais sobre esses dois equipamentos, bem como suas principais diferenças. Acompanhe!

A imagem mostra um par de botas e um chapéu.

O que são EPC´s?

Os EPC´s ou Equipamentos de Proteção Coletiva, são responsáveis por proteger o ambiente de trabalho. Eles garantem a segurança de todo o grupo de colaboradores da empresa.

Uma das principais vantagens dos EPC´s é que eles costumam ser mais eficientes, e não proporcionam incômodos ao trabalhador. Outro fator que também deve ser levado em conta é que, o equipamento de proteção coletiva resguarda a integridade física de todos os que envolvidos em um trabalho, e não somente de uma pessoa específica.

Entre os principais tipos de equipamento de proteção coletiva, estão:

  • Sensores de presença;
  • Cavaletes;
  • Chuveiro lava-olhos;
  • Placas de sinalização;
  • Sistema de ventilação e exaustão;
  • Sistema de iluminação emergencial;
  • Proteção contra ruídos e vibrações;

E o que são os EPI´s?

Já os EPI´s, ou Equipamentos de Proteção Individual, estão relacionados aos utensílios individuais, ou seja, para cada trabalhador, e utilizados para evitar danos à saúde e vida do funcionário.

Segundo a Norma Regulamentadora (NR-06) do Ministério do Trabalho e Emprego, é obrigatório que as empresas ofereçam aos empregados, de forma gratuita, o equipamento de proteção individual.

Todo equipamento de proteção individual disponibilizado deverá ser adequado ao risco, e apresentar perfeito estado de funcionamento e conservação.

Entre as categorias do equipamento de proteção individual, podemos citar:

  • Proteção da cabeça;
  • Proteção de olhos e face (óculos e máscaras);
  • Protetor auditivo;
  • Proteção respiratória;
  • Proteção do tronco (colete);
  • Proteção dos membros superiores (luvas e braçadeiras);
  • Proteção de membros inferiores (Botas e calças).

Os benefícios dos equipamentos

Os benefícios dos EPC´s EPI´s são justamente a garantia e a prevenção de problemas de saúde dos colaboradores. Além da diminuição dos riscos ocupacionais, como por exemplo, a perda da audição.

O uso correto desses equipamentos contribui com a diminuição de funcionários afastados da empresa, devido a algum acidente. Desta forma, também são evitadas penalidades, por não cumprir as normas técnicas.

EPI´s EPC´s: As obrigações do empregador

A NR 06 é uma das normas que apresenta obrigações ao empregador, com relação ao uso dos EPC´s EPI´s. Conforme dissemos, segundo essa norma, as empresas devem fornecer os equipamentos de proteção gratuitamente.

E ainda, se necessário, em caso de danos ou se ultrapassarem a validade, é obrigatória a substituição dos equipamentos.

Além disso, também cabe à empresa educar os colaboradores a respeito da importância do uso desses itens. Ou seja, fiscalizar para verificar se o uso está sendo realizado de modo adequado.

A importância dos EPC´s e EPI´s

Tanto o equipamento de proteção coletiva quanto o equipamento de proteção individual são fundamentais para a proteção e integridade dos trabalhadores. Porém, devemos levar em conta que a prevenção não deve acabar após o fornecimento dos equipamentos.

Deve-se haver uma orientação sobre a utilização, conservação e armazenamento dos mesmos. Todos os equipamentos devem estar de acordo com o trabalhador, de modo que não haja nenhum tipo de falha. Assim sendo, todo trabalho será realizado com total segurança.

Sua empresa faz uso dos EPC´s EPI´s, seguindo a norma regulamentadora (NR - 06)? Conte-nos abaixo. Não esqueça de compartilhar o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.