Logo da Etesco Construções
Menu

Entenda como funciona o programa de despoluição Novo Rio Pinheiros

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

O que é o programa Novo Rio Pinheiros?

O Novo Rio Pinheiros é um projeto que prevê diversas intervenções em áreas de todas as sub-bacias dos grandes afluentes, onde se encontram cerca de 3,3 milhões de pessoas.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto, para que você entenda como funciona. Acompanhe!

A imagem mostra uma foto do Rio Pinheiros.

Detalhes do projeto

Desde a década de 1970, o Rio Pinheiros é um objeto de ações de melhoria em sua qualidade, mas nenhum projeto obteve sucesso.

Em um dos esforços mais recentes, em 2007, foram instaladas algumas estruturas de tratamento de esgotos no leito do rio, através de uma tecnologia chamada Flotflux. Porém, o negócio não seguiu em frente, e naufragou em 2011.

Em 2019, foi lançado pelo Governo do Estado de São Paulo o Programa Novo Rio Pinheiros, uma ação que conta com a forte participação da Sabesp, e a atuação conjunta de órgãos e empresas estaduais, coordenados pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente – SIMA.

Desta vez, a meta foi ousada, e estabeleceu que os dejetos de 1,6 milhão de pessoas (aproximadamente 95% que vivem na capital, e o restante entre Embu das artes e Taboão da Serra) seriam levados para a ETE (Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, também na grande São Paulo.

A infraestrutura, já instalada, é o que oferece as condições para que se possa alcançar, no âmbito do saneamento, os objetivos do projeto, que surgiu para ampliar o campo de ação com inovações para despoluição direta nos cursos d´água.

Investimento

Existe uma previsão de R$ 1,7 bilhões de reais em investimentos, no âmbito da Sabesp, sendo destinados para um pacote de obras e intervenções às sub-bacias dos grandes afluentes do Pinheiros.

Além disso, o projeto também investe em ações socioambientais, para engajar a população na recuperação das águas.

As ações estão sendo contratadas com base em performance. Ou seja, uma forma moderna de contratação de serviços, que alinha os incentivos para a empresa com o objetivo final do trabalho, isto é, a melhoria da qualidade da água.

Desta forma, seguindo este modelo, a remuneração da empresa fica diretamente relacionada com o resultado. Portanto, quanto melhor a qualidade da água, maior será a compensação financeira.

Assim sendo, podemos dizer que todos os 16 contratados de obras lineares do Novo Rio Pinheiros se encontram em andamento. Até o final do mês de julho deste ano, já haviam sido investidos R$ 43,7 milhões. E o ritmo de execução das obras está acima do que estava previsto.

Objetivos do programa Novo Rio Pinheiros

Uma das novidades do projeto é o uso de inovações tecnológicas em áreas de urbanização irregular, onde o esgoto é lançado nos córregos (devido as moradias, que não permitem a instalação de coletores).

Nesses locais, estão sendo estudadas possibilidades de implantar estações especiais, que vão tratar a vazão do esgoto, diante do próprio curso d´água. O contrato para implantação da qualidade dos córregos Jaguaré e Antonico já foi assinado.

Além de contribuir para a melhoria do rio, a ideia do projeto é beneficiar diretamente 3,3 milhões de pessoas que moram nas imediações. Desta forma, também haverá uma melhora na qualidade de vida e no meio ambiente.

O prazo final para a entrega do Novo Rio Pinheiros é 2022. A conscientização sobre o descarte correto do lixo, e a importância de as pessoas ligarem seus imóveis na rede coletora de esgoto, são pontos fundamentais para a despoluição.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo! E não esqueça de compartilhar em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 08 / 10 / 21
A estação de tratamento de esgoto (ETE) é o local onde o esgoto residencial e industrial passa por uma série de processos para fazer a separação dos poluentes e da água, a fim de devolvê-la o mais limpa possível ao meio ambiente. A água coletada pelo sistema de esgoto não pode ser enviada nesse estado […]
Ler Mais
 | 10 / 08 / 21
Um rio poluído é consequência do descarte inadequado de resíduos sólidos, e para recupera-lo, é necessário realizar a despoluição. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 8

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram