Logo da Etesco Construções
Menu

Extração de petróleo: como é feito esse processo?

Atualizado em 15/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A extração do petróleo é caracterizada como o processo de remoção do combustível fóssil utilizável das primeiras camadas do solo (onshore), ou de milhares de metros abaixo do nível do mar (offshore).

A imagem mostra uma plataforma de extração de petróleo.

Gostaria de saber como todo esse procedimento é realizado? Então, continue nos acompanhando!

A extração de petróleo no Brasil

Conforme dissemos, o processo de extração do petróleo ocorre de acordo com a profundidade em que ele se encontra. Desta forma, então, considera-se que o material esteja nas primeiras camadas do solo ou bem abaixo do nível do mar.

As reservas descobertas no Brasil foram as responsáveis por colocar nosso país entre os maiores produtores de todo o planeta, chegando a ser o terceiro maior campo do mundo.

Todo o processo de extração conta com um alto investimento, considerando o trabalho envolvido.

Além do petróleo, também é possível encontrar gás natural. Em geral, isso ocorre nas bacias sedimentares, onde o gás aparece dissolvido, sendo um duplo achado que recebe o nome de gás associado ao petróleo.

As etapas da extração de petróleo

Para realizar a extração do petróleo, existem algumas etapas a serem seguidas, sendo elas: prospecção, perfuração e a própria extração. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas a seguir.

Prospecção

Nesta etapa, após a análise detalhada do solo e subsolo, é feita a localização das bacias sedimentares por meio de equipamentos como magnetômetros, gravímetros, farejadores e sismólogos, responsáveis pela avaliação das condições do local.​

Perfuração

Na etapa de perfuração, as jazidas de petróleo são descobertas e então são realizadas as marcações com coordenadas GPS e bóias marcadoras, que são posicionadas na água.

A perfuração por terra é realizada através de sondas de perfuração. Por sua vez, o uso de plataformas marítimas auxilia em todo o processo pelo mar.

Em uma área próxima ao pré-sal, os poços podem até mesmo ser entupidos pela camada espessa de sal pastoso. Para facilitar, são feitas perfurações horizontais, com o objetivo de otimizar a extração.

Extração final

Por fim a etapa de extração, onde o petróleo é encontrado acima da água salgada, com uma camada gasosa de alta pressão logo abaixo.

Quando finalmente o poço é perfurado, o petróleo consegue jorrar até a superfície graças à pressão feita pelo gás, que diminui o bombardeamento.

Tudo isso garante que o material seja extraído com total segurança, através de bombas em plataformas e o auxílio de equipamentos especiais. Pelo mar, essa extração se torna um pouco mais complicada, sendo necessário o uso de navios sonda.

É importante lembrar que nosso país apresenta uma estimativa crescente no ramo petrolífero. Assim sendo, o desenvolvimento crescente desse segmento é cada vez mais esperado, considerando principalmente as novas plataformas, adaptadas para esse processo.

Agora conte-nos: você já sabia como funcionava o processo de extração do petróleo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 09 / 20
Gasoduto é uma rede de tubos responsável pelo transporte de gás de uma região produtora, para uma região consumidora. ENTENDA MELHOR ESSE PROCESSO!
Ler Mais
 | 03 / 07 / 20
O processo de extração do petróleo tem início logo após duas outras etapas básicas: prospecção e perfuração. CONFIRA MAIS DETALHES!
Ler Mais

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram