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Gestão de obras: como medir o sucesso de um projeto?

Um dos principais objetivos das empresas de construção civil é finalizar os projetos que estão em andamento, mas nem sempre a entrega deles significa que tudo foi um sucesso. Afinal, para isso, é preciso analisar diferentes fatores a fim de verificar como foi o desempenho da equipe e da empresa de um modo geral, bem como se houve problemas durante a execução.

Sendo assim, o sucesso de uma empresa de construção civil não é medido pela quantidade de projetos finalizados, mas por meio de outros indicadores que ajudam, inclusive, a melhorar cada vez mais os serviços oferecidos.

Preparamos este artigo para falar um pouco sobre esse assunto e explicar para você como medir o sucesso dos seus projetos de uma forma realmente eficaz. Continue lendo e aprenda a descobrir se os seus empreendimentos realmente estão sendo bem sucedidos!

O que indica o sucesso de um projeto?

Em diversos setores de atuação encontramos os KPIs, que são indicadores que atestam o desempenho de uma determinada empresa ou equipe. Eles ajudam a avaliar a performance permitindo verificar onde estão possíveis falhas, oferecendo métricas para fazer análise interna e comparar com os concorrentes.

Esses indicadores são fundamentais, pois permitem ter um panorama geral do projeto e das equipes, possibilitando corrigir aquilo que ainda precisa ser melhorado para alcançar cada vez mais a excelência dos serviços oferecidos. Existem quatro tipos diferentes de indicadores de desempenho na construção civil, que são:

  • indicadores de qualidade;
  • indicadores de produtividade;
  • indicadores estratégicos;
  • indicadores de capacidade.

Entre esses diferentes tipos encontramos aqueles que oferecem métricas, por exemplo, de:

  • orçamento;
  • qualidade;
  • operações;
  • segurança;
  • impactos ambientais;
  • cronograma.

Assim, analisando esses diferentes aspectos de cada um dos projetos é possível saber se realmente ele foi bem sucedido ou não, e o que precisa ser melhorado ou modificado no processo.

De toda forma, é possível descomplicar um pouco essa gestão de obras para fazer a análise dos projetos finalizados. Uma alternativa simples e eficaz é fazer algumas perguntas que permitirão refletir sobre todo o processo. Veja a seguir!

O projeto foi entregue dentro do prazo?

Os atrasos nos projetos não impactam somente a satisfação do cliente, mas também são fortes indicadores de que existem problemas que precisam ser corrigidos, como:

  • falta de organização e planejamento;
  • atrasos no pedido ou entrega de materiais;
  • recursos mal alocados;
  • mão de obra desqualificada; entre outros.

Por isso, uma das suas preocupações deve ser verificar se tudo correu dentro do prazo esperado, e se houve atrasos, por que aconteceram.

O resultado está de acordo com o projeto?

Mas você precisa considerar que não basta entregar dentro do prazo se o projeto está inadequado. Certamente havia um planejamento inicial, que precisava ser seguido, pois a expectativa era obter os resultados propostos ali. Portanto é fundamental analisar se o projeto finalizado é fiel àquilo que foi idealizado, pois isso indica que a obra foi bem executada.

Houve muitos problemas durante a execução?

Esse é outro fator muito importante e que ajuda a analisar, também, como está o desenvolvimento e o desempenho das suas equipes, a comunicação interna e a relação com fornecedores. Mas depende muito de registrar adequadamente todos os problemas que possivelmente tenham acontecido durante a execução do projeto.

Todo detalhe precisa ser considerado, como desfalques na equipe em função de faltas, acidentes, falhas em equipamentos, atrasos na entrega de material, entre outros. Todos esses imprevistos impactam negativamente a produtividade e a satisfação do cliente.

A empresa sofreu prejuízos?

O foco de qualquer negócio é obter lucro, certo? Portanto, uma das perguntas que você precisa fazer ao finalizar os seus projetos é se a empresa realmente teve ganhos ou se sofreu mais prejuízos do que deveria. Isso porque o fator financeiro é muito importante nessa avaliação do sucesso de um projeto.

Não se esqueça, também, de verificar se o seu cliente está satisfeito, porque isso ajuda na avaliação interna do seu negócio, permitindo que você saiba o que ainda precisa ser corrigido e o que está dando certo.

As empresas de construção civil não são diferentes das demais, então, elas também precisam dessa análise, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados, bem como conhecer a si mesma e corrigir possíveis falhas para conquistar melhores oportunidades.

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