Logo da Etesco Construções
Menu

Gestão de qualidade: Qual a importância para as empresas?

Atualizado em 16/08/2021
Tempo de leitura: 4 min.

A gestão de qualidade é caracterizada como um conjunto de normas que visam o controle das atividades de uma empresa, promovendo assim melhorias em seus produtos e serviços.

Gestão de qualidade: Qual a importância para as empresas? | Etesco Construções

Quer saber mais sobre este assunto e descobrir qual a importância dentro das organizações? Então, continue nos acompanhando!

O conceito de gestão de qualidade

Com certeza você já deve ter notado que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é mesmo? E nessa era digital, onde todos estão conectados, a maior parte das empresas passaram a receber mais cobranças dos clientes.

Desta forma, as empresas acabam tendo que disputar um espaço de mercado que já está saturado, tornando-as cada vez mais competitivas.

Por conta disso, as organizações precisam buscar cada vez mais a satisfação do público, algo que somente com uma visão mais estratégica, que envolve toda a empresa com um objetivo em comum, garantirá o sucesso do negócio. 

É nesse contexto que entra a gestão de qualidade, visualizando cada processo como sendo essenciais para o bom resultado da organização, desde o atendimento ao suporte técnico, o financeiro e até o marketing.

Podemos dizer, então, que não se trata apenas de regras que analisam a qualidade final do que será entregue para o consumidor. 

A gestão de qualidade também engloba os funcionários, fornecedores e os parceiros, independente do porte que a empresa apresenta.

Por que a gestão de qualidade é importante?

Para entender a importância da gestão de qualidade, primeiro temos que destacar a mudança no comportamento do consumidor, que conforme dissemos, se tornou mais exigente.

Em tempos de internet, a maioria dos clientes passaram a receber grandes quantidades de ofertas e várias opções. E se antes eles iam atrás dos produtos e serviços, atualmente acontece o oposto disso.

Agora, basta abrir o e-mail e dar uma olhada nas mensagens, para contar quantas são de empresas que estão vendendo suas soluções. Isso foi o que tornou os consumidores mais exigentes ao escolher, tornando também o mercado mais saturado e competitivo.

Desta forma, o cenário mercadológico atual coloca os clientes como o principal foco das organizações, esforçando-se para atender as necessidades do público e desenvolvendo soluções para conquistá-lo.

A qualidade passou a ser usada como um dos diferenciais competitivos, e as empresas que adotam essa gestão, devem sempre manter o foco nos desejos e necessidades, elevando os padrões ao ponto de se tornarem perceptíveis ao consumidor, com uma boa oferta, sem aquele velho ‘papo de vendedor’ comum.

Então, quando uma empresa investe em uma boa gestão de qualidade, ela conquista a satisfação dos clientes, promovendo assim uma imagem positiva de sua companhia diante da sociedade.

Também podemos destacar a certificação de qualidade, conhecida como ISO 9001, que é fundamentada por 8 princípios, sendo os principais: Foco no cliente, Liderança e envolvimento de pessoas.

Vantagens da gestão de qualidade

Entre as principais vantagens da gestão de qualidade, estão:

Rentabilidade maior do negócio

Uma empresa que mantém seus processos alinhados em todas as áreas, promove a rentabilidade maior do negócio, isto é, um êxito econômico. 

Além disso, cada real investido nos mapeamentos, treinamentos, entre outros, passará a valer mais a pena, sendo direcionado para a melhoria constante desses processos.

Aumento da competitividade

Toda empresa que tem ao seu lado os seus próprios clientes, ajudando-a na divulgação, se torna mais competitiva no mercado onde está inserida. Portanto, o sistema de gestão de qualidade pode ajudar a criar e fortalecer os seus diferenciais, colocando-a em um patamar de maior reconhecimento.

Sem retrabalho

Com processos bem definidos, direcionados e organizados fica mais fácil a empresa conquistar a satisfação do cliente. E os profissionais que são recém contratados, conseguem aprender com mais agilidade todo o processo, diminuindo as chances de erros.

Autoestima da equipe elevada

A partir do momento em que a quantidade de erros nos processos diminuem, os profissionais da empresa ganham um ambiente de trabalho muito mais focado nos resultados, e todos passam a ter espaço para o crescimento. Isso ajudará a elevar a autoestima de toda a equipe.

Como implementar a gestão de qualidade?

Primeiramente, para implementar a gestão de qualidade é preciso que todos os profissionais da empresa estejam envolvidos no processo, uma vez que o engajamento geral será fundamental para o sucesso do negócio.

É importante comunicar com clareza o objetivo da implementação da gestão de qualidade, para que todos entendam e possam apoiar o processo. 

Se for o caso, pode haver uma bonificação para os funcionários que oferecerem novas ideias de melhorias.

Depois, pode ser feito um mapeamento de atividades para que essas melhorias sejam identificadas. É necessário estabelecer indicadores de desempenho, acompanhando a evolução de cada um dos processos que foram modificados.

O acompanhamento é algo imprescindível, pois assim os problemas serão apontados e poderão ser corrigidos com mais rapidez.

Vale lembrar que os esforços devem ser concentrados na manutenção dos processos definidos, bem como a melhoria contínua de cada um deles, seguindo as necessidades de mercado e dos clientes. 

Com isso, será possível obter processos e produtos mais eficientes e com a melhor qualidade possível, promovendo a fidelização dos consumidores.

Gostou do conteúdo? Deseja comentar sobre algo ou tem alguma dúvida? 

Compartilhe também em suas redes sociais, com seus amigos.

Até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
A mobilidade urbana ainda enfrenta diversos desafios no Brasil, mas a melhoria dela é fundamental, inclusive para a qualidade de vida das pessoas. Entenda!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram