BLOG

Inovação na construção civil: 5 maneiras de investir

Se a tecnologia já vem sendo explorada em diversos ramos de atuação, porque ela também não pode ser aplicada na construção civil? Na verdade, essa já é uma realidade em diferentes empresas e canteiros, o que tem possibilitado mudar o modo como o ser humano tem criado e construído o seu próprio mundo.

O investimento em tecnologia é fundamental para alcançar melhor produtividade e eficácia nos serviços realizados nesse setor. Afinal, podemos adotar sistemas automatizados e materiais mais resistentes, que garantem um bom desempenho das equipes, maior segurança e resultados duráveis em longo prazo.

A adoção de recursos tecnológicos também contribui para minimizar custos, alcançar metas, reduzir o prazo de entrega dos projetos e aumentar a sua sustentabilidade, tudo o que torna uma empresa mais competitiva no mercado. Para que você entenda melhor do que estamos falando, preparamos este artigo.

Continue lendo para conhecer 5 maneiras de investir em inovação na construção civil para alcançar um excelente diferencial, elevando significativamente a qualidade dos projetos.

1. Realidade aumentada

Durante muito tempo os modelos de projetos eram feitos com técnicas artesanais, ou seja, utilizando-se maquetes. Mas a tecnologia de realidade aumentada (RA) veio substituí-las, evitando a necessidade de usar cópias impressas e aumentando a realidade para favorecer a experiência dos clientes.

Os projetos são desenvolvidos em um meio virtual utilizando-se a tecnologia 3D. Assim fica mais fácil visualizar os resultados pretendidos, o que é mais complicado quando tudo está em uma planta baixa ou no canteiro de obras.

Com a realidade aumentada conseguimos encantar o cliente esclarecendo todas as suas dúvidas, e mostrando de forma real os objetivos do projeto, passeando até mesmo por suas diferentes etapas.

2. Drones

Na realidade aumentada são associados métodos de registro de imagens reais e virtuais. Um dos recursos que são utilizados para obtenção desse material são os drones, pequenos robôs voadores automatizados que permitem visualizar todo o terreno em detalhes, sem a necessidade de andar por ele.

Em muitos casos, o acesso algumas áreas é muito complicado, ou mesmo impossível. Além disso, nem sempre é possível ter uma visão completa de todo o canteiro de obras quando estamos em solo, por isso, os drones são uma excelente alternativa evitando a utilização de aviões ou helicópteros.

Com eles conseguimos fazer essas imagens necessárias para o projeto, bem como acompanhar o andamento das obras, fazer inspeções, levantamentos topográficos e muito mais. Tudo isso com a grande vantagem da economia que proporcionam.

3. Novos materiais

Na construção civil o tipo de material utilizado faz toda a diferença para garantir o sucesso de um projeto e a sua longevidade. Sendo assim, um dos principais investimentos que se deve fazer no quesito inovação é com referência a esses aos novos materiais que surgem no mercado.

Eles são desenvolvidos por institutos tecnológicos para terem maior resistência, serem mais leves ou apresentarem outras características que favoreçam as suas várias aplicações. O light steel framing, por exemplo, é uma aposta muito promissora, uma vez que apresenta uma resistência 10 vezes maior do que o Aço e cerca de 5% apenas da sua densidade.

4. Internet das coisas

A automatização não é uma tecnologia restrita às linhas de produção, nem tão pouco a internet das coisas (IoT) tem utilização exclusiva para casas inteligentes, por exemplo. Na verdade, isso também é uma inovação promissora para os canteiros de obra e deve ser explorada na construção civil.

Aqui estamos de diversos recursos que permitem que as tarefas sejam realizadas de forma automática, com pouca ou nenhuma intervenção humana. Além das soluções tecnológicas para máquinas e ferramentaria, é possível a utilização de aplicativos, softwares, armazenamento em nuvem, entre outros que permitem uma melhor comunicação e a onipresença, mesmo sem estar no local.

5. Estruturas mistas

Acredite, apesar dos vários benefícios da técnica de Steel Frame ela é pouco utilizada no Brasil. No entanto, é uma das inovações que requerem investimento, uma vez que possibilita construir estruturas mais resistentes e seguras.

Utilizando aço e concreto alcançamos uma redução de custos da obra, reduzimos o tempo necessário para sua execução, os riscos de trabalho são menores, aliviamos o peso nas fundações da obra, há um melhor isolamento térmico e acústico, uma grande variedade de aplicações e pouca dependência em relação às condições climáticas.

As técnicas e recursos que vêm sendo utilizados na construção civil têm as suas vantagens e mérito. No entanto, podem ser melhorados fazendo investimentos em inovação e tecnologia. Dessa forma, é possível aprimorar o setor para apresentar projetos com uma qualidade cada vez maior.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *