Menu
Logo da Etesco Construções

NBR 15575: qual o objetivo da Norma de Desempenho?

Atualizado em 20/05/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Muitas vezes, a qualidade de uma edificação é medida por sua durabilidade e por não gerar problemas aos proprietários. Nesse contexto foi desenvolvida a NBR 15575, que visa estabelecer um alto padrão de qualidade para todos os projetos de obras.

Quer saber mais sobre o assunto, os detalhes e o objetivo da norma? Então, nos acompanhe a seguir!

Afinal, o que é a NBR 15575?

A NBR 15575 é a norma que envolve o desempenho de edificações, com o objetivo de zelar pelo conforto, estabilidade, acessibilidade, segurança da estrutura e vida útil da obra para os proprietários.

Basicamente, ela foi criada para mostrar como os produtos utilizados na construção estão relacionados com a qualidade do imóvel após o término do projeto

Além disso, ela também estabelece critérios e conta com alguns mecanismos de análise, como uma forma de garantir que a norma seja respeitada e atinja o comportamento apropriado.

Como funciona a divisão da NBR 15575?

Conforme dissemos, a norma aborda o desempenho de uma edificação para os proprietários, portanto, é fundamental atender às exigências dos mesmos. Assim sendo, ela foi dividida em três grupos de requisitos: 

  • Segurança;
  • Sustentabilidade;
  • Habitabilidade.

Na primeira categoria, os usuários exigem segurança estrutural contra incêndios e uma operação eficiente. Com relação à sustentabilidade, a norma abrange a manutenção, durabilidade e impactos ambientais que podem ocorrer.

Por fim, a habitualidade que conta com alguns fatores essenciais e exigidos pelos usuários, como por exemplo, um bom desempenho térmico, acústico, qualidade do ar, boa higienização, conforto e luminosidade.

A importância da NBR 15575 para a construção civil

Podemos dizer que a NBR 15575 trouxe alguns ótimos benefícios para as construtoras. A norma também obrigou o setor a amadurecer suas práticas e melhorar seus processos. Alguns exemplos dessa evolução são:

Sustentabilidade em alta

O aumento de materiais e práticas sustentáveis oferecem menos impactos ao meio ambiente, levando a soluções criativas que proporcionam mais conforto, resistência e durabilidade.

Soluções construtivas renovadas

Citamos os materiais, agora vamos falar da adoção dos sistemas construtivos, tecnológicos e inovadores, que se tornaram tendência após o surgimento da NBR 15575. O maior exemplo é o Steel Frame, mais conhecido como sistema construtivo industrial, composto por armações de aço e fechamento termo acústico.

Novo gerenciamento de obras

Por conta das exigências da NBR 15575, o gerenciamento de obras precisa ser cada vez mais ágil e para isso, as construtoras estão utilizando sistemas ERP para construção civil, um tipo de sistema que oferece uma visão macro tanto dos aspectos construtivos, quanto financeiros, facilitando o cumprimento da norma.

Como implementar a NBR 15575?

Primeiro, devem ser avaliadas as condições do local onde será levantada a edificação, considerando que, por exemplo, um apartamento em uma avenida mais movimentada precisará de um desempenho acústico maior.

Essas informações devem ser passadas, posteriormente, aos responsáveis pela concepção do projeto.

Durante a realização da obra, os produtos utilizados precisam ser de qualidade, com garantia e certificado de vida útil, sendo executados de acordo com as instruções do fabricante.

Todos os responsáveis pelo projeto precisam informar ao proprietário da edificação as condições de manutenção. Isso pode ser feito por meio de um manual de uso e operação, com todas as condições necessárias.

Para finalizar, é possível dizer que a NBR 15575 se aplica não apenas ao construtor, mas também ao incorporador e ao proprietário, pois todos são considerados como responsáveis pelo desempenho da edificação, em diferentes momentos.

Você já conhecia essa norma ou já implementou em alguma obra? Deixe um comentário e conte-nos! 

Aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Alguns materiais vêm sendo cada vez mais utilizados na construção civil, como os pré-moldados e pré-fabricados. Descubra quais são as diferenças entre ambos!
Ler Mais
As Built significa ‘Como construir’ e contém representações técnicas com mudanças que foram propostas durante a construção ou reforma. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 60

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.