Logo da Etesco Construções
Menu

O que é e como funciona a dragagem? Entenda!

Atualizado em 16/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Dragagem é o processo de remoção de materiais do fundo do mar, lagos, leitos de rios, canais e barragens, sendo realizado por um equipamento chamado draga. Mas, como isso funciona, exatamente?

A Imagem mostra uma embarcação removendo materiais do mar.

É o que você vai descobrir no post de hoje! Fique conosco para saber mais informações sobre a dragagem!

Qual a importância da dragagem?

Um dos problemas ambientais que o Brasil enfrenta, há bastante tempo, é o assoreamento, que geralmente afeta lagos e rios. Isto acontece por conta da deposição de sedimentos, que tornam o canal mais raso e impede a passagem de navios.

Assim sendo, então, uma das soluções para esse tipo de problema é recorrer à dragagem, uma vez que, conforme dissemos, é o processo responsável pela remoção de sedimentos, mantendo a profundidade dos canais de operações portuárias.

Desta forma, podemos dizer que a dragagem é muito importante para evitar o acúmulo de resíduos e lixos que podem, de alguma forma, interferir na qualidade da água. Além de alterar o curso natural, que pode prejudicar determinadas operações.

Esse processo também pode ser utilizado para a exploração de minerais, tais como o ouro e o diamante.

Neste caso, o minério que possui valor comercial é retirado através de uma draga de sucção. A mesma é realizada para ajudar no processo de separação de materiais descartados.

E o que é o assoreamento?

Assoreamento é um processo pelo qual um lago ou rio se eleva, devido ao acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele, pela água das chuvas.

Esse acúmulo acaba interferindo na topografia dos leitos de lagos e rios, e os impede de portar o volume hídrico, por uma pluviosidade maior, provocando assim o transbordamento e consequentemente, o alagamento.

Tipos de dragagem existentes

Existem alguns tipos de dragagem e cada um apresenta uma função. A seguir, destacaremos os principais.

Manutenção

Esse tipo de dragagem serve para garantir a profundidade da área de lâmina d'água, reduzida de forma progressiva, por conta do assoreamento. Assim, é permitida a navegação e execução de manobras.

Mineração

Dragagem destinada para a extração de minerais, que apresentam grande valor econômico.

Implantação ou aprofundamento

Auxilia no desenvolvimento portuário. Acompanha a necessidade de receber navios com maiores calados. Por conta disso, necessitam de maiores profundidades de lâminas d´água, em canais de navegação.

Recuperação ambiental

Já a dragagem ambiental tem como objetivo limpar as áreas que estão contaminadas. Em geral, o processo é feito com equipamentos especializados, para minimizar a suspensão do material.

Tipos de draga

Para realizar a dragagem, é necessário o uso de um equipamento chamado draga, conforme dissemos anteriormente. E existem alguns tipos de dragas específicos, entre eles:

Draga mecânica

Utilizada na remoção de cascalhos e sedimentos coesivos, tais como argila e turfa.

Draga de areia

Existem dois modelos de draga de areia, como as estacionárias e as transportadoras, cada uma com a sua função, mas ambas muito eficientes. 

No caso da draga de areia estacionária, ela permanece em um único local e retira a areia do fundo dos rios. Sua tubulação bombeia o detrito para a margem do leito do rio.

Com relação a draga de areia transportadora, a retirada é feita de outra forma. Primeiro o equipamento faz a extração, depois armazena o detrito em seu interior e se move em direção ao local onde possa eliminá-lo.

Draga de sucção

As dragas de sucção são aspiradoras e cortadoras, realizando a sucção por um bocal de aspiração.

Agora que você já sabe como funciona a dragagem e o que é assoreamento, conte-nos o que acha sobre todo esse procedimento?

Deixe um comentário abaixo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 26 / 11 / 21
Você conhece as diferentes tecnologias utilizadas para o desenvolvimento de equipamentos de dragagem? Conheça quais são elas e suas características.
Ler Mais
 | 26 / 10 / 21
Sabia que a dragagem é composta por diferentes etapas? Veja como esse processo é realizado e ainda conheça os diferentes tipos de dragagem.
Ler Mais
1 2 3 5

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram