Logo da Etesco Construções
Menu

O que é gasoduto e como ele funciona?

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O gasoduto é uma rede de tubos que realiza o transporte de gás natural da região produtora, para a região consumidora. Em geral, esse processo percorre mais de 3 mil quilômetros. Mas, como isso funciona, exatamente?

A imagem mostra uma foto de uma rede de gasodutos.

No post de hoje, vamos explicar esse processo para que você entenda melhor. Continue nos acompanhando!

A importância do gasoduto

O gás natural é considerado como uma fonte de energia, que pode ser utilizada para o abastecimento de veículos nas indústrias e também em residências.

Nos últimos tempos, ele vem sendo utilizado de uma forma mais recorrente. Isto porque consiste em uma fonte menos poluente, por ser um combustível que gera menos resíduos.

Mas, para que ele chegue até o consumidor final, é necessária a construção de um gasoduto, que possa realizar o transporte do local de extração, até os pontos onde o gás será distribuído.

Então, podemos dizer que a instalação do gasoduto é uma resposta para as demandas de muitos setores da sociedade, uma vez que o gás da Bolívia é o responsável por 50% do consumo brasileiro.

A instalação do gasoduto

Para a construção de um gasoduto, existem diversas técnicas e legislações que devem ser levadas em consideração. Por exemplo, um determinado padrão deve ser seguido, para garantir não apenas o seu bom funcionamento e eficácia, mas também a sua segurança, por se tratar de um material inflamável.

Geralmente, a instalação dos tubos por onde passará o gás é realizada no subsolo, apresentando profundidade média de cerca de 1m. O mesmo poderá atravessar propriedades privadas, porém, respeitando uma distância de até 15m.

A área por onde o gasoduto passará deve ter mais ou menos 20m de largura, e pode ser chamada de ‘Faixa de servidão’. Esse terreno deverá receber manutenção constante, de forma que esteja sempre limpo e visível.

Deverá ser instalada, em um determinado local, uma estação de compressão, responsável por empurrar o gás. Assim, ele chegará até o local onde a pressão é menor, para viajar por toda a rede.

É justamente desta forma que ele chegará até as companhias distribuidoras, que contam com um sistema integrado de transporte.

Gasoduto: Segurança

Conforme dissemos, a Faixa de Servidão do gasoduto precisa estar em uma distância de 15m das construções.

E para garantir um processo seguro, além de estar constantemente limpa em toda sua extensão, também devem ser colocadas sinalizações, para alertar que existe um gasoduto no local.

A população ao redor também deve ser alertada sobre o gasoduto, e sobre o que pode ou não ser feito nas proximidades.

Vale lembrar que a empresa responsável pelo gasoduto também precisa disponibilizar um canal de contato para que a própria população possa alertar sobre possíveis problemas, como erosões, por exemplo.

Agora que você já sabe o que é gasoduto, e como funciona a instalação, conte-nos o que você achou deste artigo. Deixe nos comentários abaixo!

Compartilhe também em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 06 / 07 / 21
Antes de chegar ao consumidor final, o gás natural precisa passar por um gasoduto. Mas, o que é gasoduto? ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 24 / 03 / 20
Descubra como funciona um gasoduto para entender como é feito o transporte do gás natural, do local de extração até o consumidor final.
Ler Mais

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram