Menu
Logo da Etesco Construções

O que é uma sonda de perfuração? Entenda!

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

A sonda de perfuração é o equipamento utilizado para perfurar poços que fornecem acesso aos reservatórios de petróleo ou de gás natural.

A imagem mostra uma foto de uma sonda de perfuração.

Gostaria de saber mais detalhes sobre a sonda de perfuração? Então, continue acompanhando o post de hoje!

Tipos de sondas de perfuração

Em geral, a sonda de perfuração pode ser classificada como terrestre ou marítima, dependendo da localização dos reservatórios de petróleo. A marítima é instalada sobre uma base flutuante, e pode não ter uma propulsão própria. A seguir, explicaremos melhor sobre cada uma.

Sonda de perfuração terrestre

A sonda de perfuração terrestre é um material que deve ser manuseado apenas por profissionais especializados. Ela conta com toda uma estrutura, que permite o seu uso com praticidade.

É considerada como um equipamento essencial no processo de manutenção de poços, fazendo com que o acesso ao gás e ao petróleo seja feito com mais segurança. Entre suas características principais, estão:

  • Carro sonda;
  • Tanque fluído;
  • Bomba de fluído;
  • Choke trailer;
  • Estaleiro;
  • UCI (Unidade de Combate a Incêndio).

Plataforma tipo navio sonda

Por estarem localizadas em águas profundas, nem sempre as jazidas conseguem ser atingidas por outras plataformas de perfuração, como as plataformas terrestres, por exemplo.

Então, para explorar essas jazidas, é necessário utilizar um equipamento que ultrapasse toda a camada de água que chega ao fundo mar e do oceano.

Assim sendo, foram desenvolvidos novos equipamentos e novas técnicas para realizar a perfuração. E entre essas novas opções, o navio sonda é uma das principais.

Quando falamos em plataformas do tipo navio sonda, estamos nos referindo a algo projetado para a perfuração de poços submarinos. Desta forma, é possível ultrapassar uma lâmina d´água com mais de 2.000 m.

A torre de perfuração do navio sonda fica localizada no centro. Ela conta com uma abertura no casco, que possibilita a passagem da coluna de perfuração. Neste mesmo local, são montados os componentes utilizados em toda a operação.

O casco é como se fosse o navio, porém com a vantagem de poder operar sem a necessidade de suporte de barcos de apoio. A lâmina d´água é transposta, e o equipamento atinge o fundo do mar, começando a perfuração e chegando até a jazida de petróleo.

Podemos dizer, então, que as plataformas de perfuração do tipo navio sonda apresentam vantagens para a produção de petróleo, uma vez que permitem que os poços submarinos mais profundos sejam explorados.

Agora conte-nos: você já sabia que existiam esses tipos de sonda de perfuração? Deixe nos comentários abaixo.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.