Menu
Logo da Etesco Construções

O que faz uma incorporadora? Descubra!

Atualizado em 23/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Incorporadora é uma empresa responsável pela a concepção de um empreendimento, promovendo e viabilizando o negócio imobiliário.

A imagem mostra projetos em cima de uma mesa e mãos.

Quer saber qual é a função de uma incorporadora? Então, continue acompanhando o post de hoje!

O papel de uma incorporadora

Atualmente, saber o que é uma incorporadora é algo fundamental para qualquer corretor. Porém, mais do que entender como ela funciona, é necessário saber se relacionar bem com esse tipo de empresa.

Então, vamos lá. Também chamada de incorporadora imobiliária, ela realiza estudos para identificar possíveis oportunidades de mercado, verificando a viabilidade de construção do imóvel, a compra do terreno, entre outros.

Basicamente, antes de a construtora contratar a mão de obra, adquirir os materiais que serão usados, realizar testes de segurança e começar a construir, a incorporadora já projetou tudo, desde a ideia inicial até a formalização do negócio, tudo dentro da lei.

E já que estamos falando em lei, podemos dizer que a incorporadora imobiliária é regida pela Lei nº 4.591/64, a mesma que envolve a criação e funcionamento de condomínios no Brasil.

Em outras palavras, quando você compra um imóvel, se houver algum descumprimento de contrato, a incorporadora deverá ser acionada, afinal, ela foi a empresa que formalizou contrato com a construtora.

A incorporadora é então a responsável pelo operacional e financeiro, sendo sua responsabilidade entregar o imóvel no prazo acordado.

A importância da incorporadora

Além de tudo o que falamos até aqui, a incorporadora também ajuda a aumentar a confiança de quem está adquirindo um imóvel que ainda nem saiu da planta. Isto porque ela também acaba sendo responsável por resultados insatisfatórios.

Por isso, é importante que antes de adquirir um novo imóvel, que ainda está na planta, o cliente conheça a incorporadora que está à frente de todo o projeto, para ter mais segurança com relação ao trabalho da empresa.

Como é feita uma incorporação imobiliária?

O primeiro passo a ser dado é realizar um estudo ambiental e socioeconômico pela região onde se pretende construir. E como isso pode ser feito? Geralmente, é a construtora responsável pela obra que deve entrar em contato com a incorporadora.

Depois disso, a empresa deverá produzir um estudo amplo sobre a valorização do lugar, os problemas de urbanização e até mesmo os riscos, como por exemplo, a falta de segurança.

Ainda será necessário reunir uma série de documentos para que a negociação seja formalizada. Entre eles, devem estar:

  • O registro e escritura do local;
  • Requerimento de incorporação;
  • Documentos de identificação de pessoa física;
  • Declaração de idoneidade da incorporadora;
  • Certidão negativa de pessoa jurídica;
  • Autorização da secretaria ambiental e construção civil;
  • Projeto arquitetônico.

Incorporadora e construtora: Quais as diferenças?

Uma das principais diferenças entre as duas é que a incorporadora é responsável por preparar o imóvel, enquanto a construtora fica a cargo da obra em questão.

A construtora é a empresa que se encarrega da construção do imóvel, desde as contratações da mão de obra até os testes realizados para avaliar a segurança e qualidade.

Assim sendo, então, tudo o que envolve a construção, recursos e execução de atividades pode ser tratado com a construtora.

Outra diferença que podemos destacar é que a incorporadora acaba correndo mais riscos durante a obra. Porém, por outro lado, sua margem de lucro é bem maior.

No geral, a incorporadora se relaciona de uma forma mais simples com as construtoras, porque após identificar a oportunidade de construção de um empreendimento, ambas precisam caminhar lado a lado para que o resultado seja positivo.

O conteúdo foi esclarecedor? Possui alguma dúvida sobre incorporadora? Deixe um comentário para que possamos te ajudar! Compartilhe também em suas redes sociais. Nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.