Logo da Etesco Construções
Menu

O que faz uma incorporadora e como funciona essa atividade?

Atualizado em 19/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.

A incorporadora imobiliária é a responsável por articular a concepção de um empreendimento. Na prática, ela realiza estudos para poder identificar oportunidades de mercado.

A imagem mostra um prédio comercial espelhado e bem alto

No post de hoje, falaremos mais sobre a incorporadora, e explicaremos como funciona essa atividade. Acompanhe!

Características de uma incorporadora

Atualmente, saber o que é uma incorporadora, bem como suas atividades principais, é fundamental para qualquer corretor, sendo ele autônomo ou não.

Além disso, o consumidor final também precisa estar ciente de tudo o que envolve o imóvel que ele pretende adquirir.

Assim sendo, o papel do corretor será justamente esclarecer todas as dúvidas do seu cliente, promovendo um relacionamento mais próximo entre os dois.

Podemos dizer, então, que a incorporadora imobiliária é uma empresa que possui a responsabilidade de pesquisar e encontrar oportunidades após adquirir um terreno.

Conforme dissemos, ela realiza estudos de viabilidade para que qualquer tipo de projeto de empreendimento seja colocado em prática.

Essa empresa irá trabalhar com a articulação do negócio imobiliário, incorporando e formalizando o registro do terreno. Ou seja, uma espécie de ‘matrícula’, feita no cartório Oficial de Registro de Imóveis.

Podemos dizer que o papel da incorporadora é verificar se existe a possibilidade, ou não, de iniciar a construção de um novo empreendimento em um determinado local. Isso é feito a partir de uma avaliação minuciosa do terreno.

Também fica à cargo da incorporadora a responsabilidade de entregar o projeto final dentro do prazo acordado. Isto é, ela analisa a viabilidade, faz o projeto arquitetônico e contrata a construtora para o desenvolvimento.

A importância de uma incorporadora

Além de ser responsável pela segurança de um novo projeto, a incorporadora também ajuda a gerar mais confiança para quem deseja adquirir um imóvel que ainda nem saiu da planta.

Afinal, ela estará à frente do projeto, acompanhando os passos da construção, para que o desempenho seja positivo. Isto porque, ela também acaba se responsabilizando por possíveis consequências, sendo elas insatisfatórias ou satisfatórias.

Por isso, quando um cliente deseja adquirir um novo imóvel, que ainda esteja na planta, é fundamental que ele conheça a incorporadora que está por trás do projeto, para que ele tenha mais segurança do que escolheu.

Especificações da obra

Através de um contrato, a incorporadora deve registrar todas as especificações da obra. Estamos falando de alguns pontos determinados, tais como:

  • Área interna;
  • Área externa;
  • Número de unidades;
  • Área total do empreendimento;
  • Área por unidade.

Diferença entre incorporadora e construtora

Agora que já explicamos um pouco melhor sobre incorporadora, vamos falar sobre o que é uma construtora, e as diferenças entre as duas.

A primeira diferença que podemos destacar é que a incorporadora é responsável por articular o imóvel. Já a construtora fica a cargo, diretamente, da obra em questão.

Basicamente, a construtora é responsável pela construção civil do imóvel, que vai desde contratações de mão de obra, até os testes relacionados com segurança e qualidade. Ou seja, tudo o que envolve a construção, execução de atividades e recursos é tratado com a construtora.

Outra diferença entre ambas é que a incorporadora corre mais riscos durante a execução da obra. Mas, por outro lado, possui uma margem de lucro maior.

Em geral, as incorporadoras se relacionam de forma bem simples com as incorporadoras. Depois de identificar a oportunidade de construir um empreendimento, ambas precisam caminhar juntas para que o projeto possa caminhar bem.

O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário abaixo!

Compartilhe também em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 11 / 21
EPI é a sigla de Equipamentos de Proteção Individual, importante para garantir a saúde física e segurança dos colaboradores. Saiba mais sobre o que são os EPIs!
Ler Mais
 | 25 / 06 / 21
Due Diligence é um processo que engloba a análise, avaliação e estudo detalhado sobre uma determinada empresa. Entenda como funciona!
Ler Mais
1 2 3 13

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram