Logo da Etesco Construções
Menu

O que são barragens? Conheça as principais características

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 2 min.

Barragens são estruturas construídas em um curso permanente ou temporário, basicamente utilizadas para contenção ou acumulação de água. Tais estruturas podem ser feitas de terra ou de concreto. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre elas. Continue nos acompanhando!

A imagem mostra uma barragem.

A função das barragens

Conforme dissemos, as barragens são construídas para conter e acumular grandes quantidades de água, bem como a deposição de outros materiais líquidos e sólidos. Desta forma, podemos dizer que, suas principais funções estão relacionadas com:

  • Reserva de água;
  • Geração de energia elétrica;
  • Controle de cheias,
  • Contenção de rejeitos industriais;
  • Contenção de sedimentos (Erosão).

Tipos de barragens existentes

Existem diversos tipos de barragens, e suas finalidades variam de acordo com o terreno onde estão localizadas. A seguir, listamos as principais:

Barragem de rejeitos

Esse tipo de barragem é considerado como ‘o mais comum e mais barato’. Sua função é acumular os resíduos de processos industriais. Inicialmente, essas barragens são construídas com terra, enrocamento, rejeitos e até mesmo, concreto.

Durante o seu processo de construção existe o método chamado “altamento a montante”, onde a barreira de contenção recebe camadas do próprio material do rejeito.

Barragem de terra

Também considerado um tipo de barragem comum, que pode ser apoiada em tipos variados de fundação. Geralmente, são construídas a fim de armazenar água, e se divide em outros dois tipos: homogêneo e zonado.

No caso das barragens homogêneas, sua composição envolve um único material impermeável. Por outro lado, as zonadas apresentam algumas camadas com materiais permeáveis, com a função de proteger e suportar o núcleo.

Barragem de enrocamento com face de concreto

Constituída por enrocamentos, ou seja, um maciço composto por blocos de rocha, compactados em camadas. Esse tipo de barragem é construído sobre fundações de rocha sã.

Ao mesmo tempo, devido à ligação das placas de concreto com a fundação, que podem gerar recalques ocasionais das camadas, essa barragem precisa receber uma atenção especial.

Barragem contraforte de concreto

Essa é uma barragem constituída por laje de concreto, sustentada por contrafortes. É um tipo de barragem que precisa de um grande preparo da fundação. Em alguns casos, deverão ser utilizados tirantes e injeção de calda de cimento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as barragens, deixe um comentário abaixo! Compartilhe o conteúdo em suas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

As obras de infraestrutura auxiliam o desenvolvimento do país. Confira quais os principais desafios de obras de infraestrutura!
Ler Mais
A mobilidade urbana ainda enfrenta diversos desafios no Brasil, mas a melhoria dela é fundamental, inclusive para a qualidade de vida das pessoas. Entenda!
Ler Mais
1 2 3 44

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram