Menu
Logo Links Úteis | Etesco

O que são métodos de investigação do solo e quais os principais?

Tempo de leitura: 2 min.

Os métodos de investigação do solo são procedimentos com o objetivo de decifrar as características físicas, químicas e biológicas do solo para que um projeto de obras possa ser iniciado.

Canva | Fonte:  Kichigin

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue acompanhando a seguir!

Detalhes dos métodos de investigação do solo

Podemos dizer que os métodos de investigação do solo têm como objetivo delimitar os corpos terrestres e ao mesmo tempo determinar as características e propriedades geomecânicas

Também pode ocorrer um espaçamento entre as investigações, chegando facilmente a centenas ou até milhares de metros em casos de áreas onde a investigação se torna restrita devido a questões ambientais ou dificuldades de acesso para sondagem.

Tipos de investigação do solo 

Os métodos de investigação do solo são divididos pela geologia em dois tipos aplicáveis na investigação:  

  • Direto;
  • Indireto.

Método direto

Esse é um método que permite uma observação mais direta do solo, assim como sua identificação e a resistência de suas camadas por meio de amostras que são removidas através de perfuração ou medição do local em questão. 

Os poços fazem parte da lista de métodos diretos e são como trincheiras ou valas de inspeção que funcionam como meios de prospecção verticais, com grande diâmetro. Permitem acesso ao interior e uma análise detalhada do terreno.  

Outro método direto é a sondagem a trado, sendo geológica-geotécnica e baseada em perfurações de pequenos diâmetros e com a profundidade reduzida por meio do trado, um aparelho de lâminas cortantes para uso no solo.

Ainda com relação à sondagem temos a sondagem a percussão, que utiliza peças de aço cortantes para chegar a amostras de solo e medir sua resistência.  

Além da sondagem rotopercussiva, responsável por obter amostras de solo através de injeção de ar comprimido, produzido por meio de compressores de alta pressão em hastes de tubos. E a sondagem rotativa, com a função de adquirir amostras de materiais rochosos

Métodos indiretos 

Por sua vez, os métodos indiretos são propriedades de camadas que indiretamente são observadas, ou seja, não é permitido acesso ao material investigado. Entre os principais temos os métodos geoelétricos, os sísmicos (sísmica de refração e sísmica de reflexão) e os métodos potenciais

Em resumo, quanto mais as condições do solo são avaliadas, maiores serão as chances de um resultado positivo na construção.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe um comentário abaixo!

Até o próximo post! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024