BLOG

Obras de infraestrutura na economia nacional

Atualmente, existem vários debates sobre as prioridades na economia nacional. E há também um esforço conjunto na redução de despesas, relacionado com as necessidades antigas de obras de infraestrutura, para aumentar a competitividade econômica.

Na verdade, todos os gastos com as obras de infraestrutura, tais como estradas, ferrovias, hidrovias, entre outros, representam investimentos importantes para todo o país, beneficiando a população, o governo e o setor privado.

E no post de hoje, abordaremos melhor este assunto. Continue nos acompanhando!

Geração de trabalho direta e indireta

​Seja através da construção de estradas ou da integração das modalidades de transporte e obras de saneamento básico, esse tipo de investimento é importante para gerar oportunidades de trabalho. Mas, como isso funciona?

As pessoas envolvidas nas obras de infraestrutura contribuem para uma movimentação na economia, através de empregos formais, com contratos de média a longa duração.

E também pode acontecer a geração de um emprego de maneira indireta, uma vez que existem atividades paralelas às obras de infraestrutura. Um exemplo disso é o setor de serviços de alimentação, transporte, comunicação, entre outros, assim como o setor primário, que se beneficia de matéria prima como insumo para as obras.

Escoamento de produções nacionais

Extensão de território. Essa é uma das características marcantes do Brasil, afinal, esse gigante apresenta diversidade em seus terrenos, o que faz com que o escoamento e distribuição das produções nacionais se tornem um desafio imenso.

Isso ocorre por conta de algumas regiões, onde somente é possível explorar a modalidade rodoviária. Em outras, existe uma necessidade de utilizar o transporte hidroviário e aéreo.

Desta forma, o país apresenta grande potencial para diversos tipos de negócio, desde a pecuária até indústria e serviços. Mas, essas dificuldades de logística e esses empecilhos deverão ser superados através do investimento em infraestrutura, para que sejam oferecidas alternativas viáveis para todos.

Conheça mais sobre a infraestrutura urbana clicando aqui!

E para você, o que seria importante para o desenvolvimento da economia nacional? Compartilhe sua opinião conosco. Comente abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *