BLOG

Para que serve a terraplanagem?

Dificilmente um terreno natural é totalmente homogêneo. Ele apresentará alterações que são decorrentes do próprio acúmulo de minerais e também provocados pela ação da chuva, do vento e outros fatores que fazem com que haja desníveis.

No entanto, quando vamos fazer uma construção é preciso que o terreno esteja totalmente plano, então, são adotadas técnicas de terraplanagem para nivelá-lo adequadamente removendo os excessos e preenchendo onde existe falta.

Neste artigo falaremos um pouco mais sobre essa que é uma das primeiras medidas adotadas antes de iniciar uma construção. Continue lendo para entender mais a fundo exatamente o que é a terraplanagem, a sua importância e os maquinários que são utilizados.

 

Sobre a terraplanagem

Antes de iniciar qualquer tipo de construção, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, é preciso que o terreno esteja devidamente adequado ao projeto. Porém, dificilmente isso acontece de forma natural, então, é necessário adotar técnicas de terraplanagem para preparar esse espaço deixando-o devidamente nivelado.

A terraplanagem, portanto, consiste em fazer escavações ou preencher um determinado local com terra para que ele esteja propício para se iniciar uma construção. Afinal, diversos fatores fazem com que aconteçam essas variações no terreno, que inviabilizam a execução de obras.

Na terraplanagem são realizados serviços para retirar o excesso de terra, transportar para onde há falta dela e ainda prensar o solo para que ele fique estável evitando movimentações futuras que comprometeriam as estruturas construídas.

 

Métodos utilizados para fazer a terraplanagem

Existem diversos métodos que podem ser utilizados para nivelar um terreno. Aquele mais utilizado é a escavação mecânica, realizada com diferentes tipos de trator. Nesse caso, é feito o nivelamento mais superficial. Os tratores, além de escavar, transportam, espalham e compactam o material que foi retirado. Assim, além de adequado para os projetos, o solo fica reforçado e seguro.

Outra técnica comumente é utilizada é a escavação hidromecânica. Feita com água, a técnica consiste em fazer a sucção da terra e do líquido, ou um jato pressurizado é lançado sobre o terreno.

De toda forma, a escolha do melhor método é feita de acordo com o projeto. Há casos em que é possível combinar mais de uma técnica para que a terraplanagem seja ainda mais eficaz e o terreno fique devidamente preparado.

 

Máquinas utilizadas na terraplanagem

Para fazer a terraplanagem é preciso utilizar máquinas pesadas e cada uma delas tem a sua função e é essencial para promover o nivelamento do terreno. Veja a seguir algumas das mais utilizadas.

 

Escavadeira hidráulica

Operada por meio de joysticks, sua função é fazer a escavação de materiais, seja para remover o seu excesso ou para obter o que será necessário para fazer um aterro. Também faz o rebaixo onde existe a necessidade de um nível menor.

 

Carregadeira

Máquina destinada a fazer o carregamento de materiais. É um trator que em sua dianteira tem uma caçamba capaz de fazer o transporte de grandes volumes. Embora essa seja sua função principal, também pode ser utilizada para escavações.

 

Retroescavadeira

Une a escavadeira e a carregadeira, por isso é uma máquina muito versátil e eficiente. É possível encontrá-la com caçambas de diferentes tamanhos, sendo ideal para manutenção de canteiros, serviços menores de terraplanagem, carregamento de pequenos caminhões e escavação de valetas.

 

Motoniveladora

Utilizada principalmente em obras rodoviárias, sua função é fazer acabamentos finos e também corte de terra em pequenas profundidades. Tem uma alta precisão, sendo requisitada para cortes ou aterros com até 1 cm do material.

 

Rolo compactador

Uma vez feito o primeiro nivelamento com distribuição mais homogênea do material, o rolo compactador faz a compressão dele para que o solo fique mais denso. Dessa forma, evita-se a movimentação do solo por ele estar solto. Existem rolos pneumáticos, vibratórios e estáticos.

A terraplanagem, portanto, é um método essencial para que o terreno esteja devidamente nivelado para receber a construção e totalmente compactado para que não haja nenhuma movimentação ou deformidade, o que tiraria toda a base de sustentação do que foi construído.

Veja também: Entenda como funciona o refino do petróleo.

Por isso, esse serviço é tão importante e deve ser realizado por uma empresa experiente no assunto. Dessa forma o terreno será estudado adequadamente e serão utilizadas as técnicas ideais para prepará-lo, fazendo uma terraplanagem eficaz e segura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *