Logo da Etesco Construções
Menu

Para que servem as estruturas metálicas? Entenda!

Atualizado em 03/09/2021
Tempo de leitura: 3 min.

Atualmente as estruturas metálicas estão sendo utilizadas em diversas obras de construção, como a base de sustentação para o projeto.

A imagem ilustra pessoas em uma construção.

 Afinal você sabe o que são as estruturas metálicas?

Entenda a finalidade das estruturas metálicas

A estrutura metálica é um tipo de sustentação utilizada na construção civil. Conhecida como “estruturas de aço”, esse tipo de estrutura é pouco conhecido no Brasil, porém é muito popular nos Estados Unidos e Europa. 

Por ser composta de diversos materiais metálicos, principalmente aço, essa estrutura pode ser fabricada em vários formatos necessários para construção, como pilares e vigas, oferece variadas opções para edificações. 

Todas as construções realizadas com esse tipo de estruturas, exigem que a planta do projeto seja extremamente detalhada e que todos sigam sem desvios, por ser produzida em fábrica, esse tipo de estrutura não permite improvisações.

É necessário que os projetos de estrutura metálica, tenham proteção contra incêndio, além de outros planejamentos complementares para realização de qualquer obra. Algumas informações essenciais no projeto de arquitetura de estrutura metálica, são:

  • Perfis que serão utilizados;
  • Espessuras;
  • Dimensões de cada peça estrutural.

Como as estruturas metálicas são usadas na construção civil

A utilização de estruturas metálicas como alicerce de construções, está se tornando popular no Brasil. Algumas construções que usam estruturas metalizadas como base são:

Residenciais – A principal vantagem em se optar por utilizar uma estrutura metálica residencial na construção é o fator econômico, podendo gerar uma redução de custo de 20% a 30% em uma obra,

Telhados – Telhados de estruturas metálicas possuem a durabilidade muito superior, desde que seja adequadamente instalado e tratado.

Galpões – O processo de montagem rápido e de boa qualidade,

Pontes e Passarelas – O aço é capaz de suportar cargas em tração, compressão e cisalhamento. 

Edifícios – Reduz o tempo de construção em 40% em comparação ao concreto armado, além de proporcionar alta resistência.

Vantagens de usar estruturas metálicas na construção

Atualmente diversos projetos arquitetônicos de construção civil incluem a utilização de estruturas metálicas, por conta de seus benefícios:

  • Resistência 
  • Versatilidade 
  • Otimização de tempo 
  • Eliminação de desperdícios 
  • Redução de custos 
  • Sustentabilidade 
  • Padronização

As estruturas metálicas são produzidas em fábrica, sob medida, conforme o que foi solicitado no projeto arquitetônico, fazendo com que ocorra uma padronização em todas as estruturas do projeto. 

As dimensões das peças e especificações, são catalogadas no próprio produto, facilitando o processo de montagem, além de evitar o desperdício de materiais por diminuir a quantidade de imprevistos que costumam surgir em obras que usam outros tipos de estruturas.

Informações necessárias sobre estruturas metálicas

Ao escolher utilizar de estruturas metálicas no projeto arquitetônico, é importante ponderar sobre as seguintes considerações:

Estudo de Viabilidade – Construções feitas com estruturas metálicas exigem desembolso rápido.

Fundações - Estruturas metálicas diminuem o peso da construção em até 30%, o que reflete na profundidade e volume das fundações.

Projeto da estrutura – O projetista estrutural define junto com o arquiteto as variáveis construtivas como, cargas, elevações, tamanho de vãos e altura do pé-direito, além de o sistema de vedação mais adequado;

Fábrica – Dependendo da complexidade da obra, o tempo de produção dos perfis e pré-montagem pode variar entre 30 a 60 dias;

Logística de Obra – Todos os aspectos logísticos precisam serem considerados para definir a estratégia de obra;

Montagem – A montagem deve ser realizada por mão de obra especializada, portanto é importante que ocorra a contratação de uma empresa especializada nesse tipo de montagem;

Vedações internas e externas – Os sistemas de juntas e as áreas de solda devem ser milimetricamente planejadas, já que requer a avaliação das disponibilidades de fornecedores;

Instalações – A maior vantagem do sistema é que as instalações podem tirar partido da forma dos perfis, leva-se em consideração aspectos como vibração e transmissão de ruídos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entenda qual é o conceito de cidades inteligentes e descubra a importância que ele tem para garantir mais qualidade de vida nos centros urbanos.
Ler Mais
Você sabe quais são as vantagens de utilizar pré-moldados no canteiro de obras? Entenda como esse tipo de estrutura contribui com o trabalho na construção civil.
Ler Mais
1 2 3 45

© ETESCO, 2021. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram