Menu
Logo da Etesco Construções

Quais patologias acometem as estruturas de concreto e como evitá-las?

Tempo de leitura: 2 min.

Sabemos que o concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, principalmente por sua resistência. Mas, muitas vezes, as estruturas de concreto são comprometidas por patologias que as prejudicam.

Canva | Fonte: Evgeny_P

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para descobrir quais são e como evitar essas patologias!

O que são as patologias da construção civil?

Também conhecidas como "doenças" das edificações, as patologias da construção civil são os possíveis danos que podem surgir em estruturas de concreto, sendo prejudiciais para a obra. 

Da mesma forma que um médico precisa entender os sintomas de um paciente, na construção civil não é diferente, pois é necessário que o engenheiro esteja atento a qualquer sinal de patologia para não comprometer o projeto.  

Patologias que acometem as estruturas de concreto

Existem alguns tipos de patologias que podem prejudicar as estruturas de concreto, com diferentes origens. Enquanto algumas são de origem natural, pois aparecem ao longo do tempo, outras acontecem devido a falhas durante a construção.

Entre os principais tipos de patologias que podemos destacar, estão:

  • Infiltração/umidade;
  • Trincas e fissuras;
  • Poros.

Infiltração/umidade

Podemos dizer que essa é uma das piores patologias para as estruturas de concreto. Isto porque a infiltração provoca grandes estragos, começando pelo bolor e mofo que aos poucos destroem a pintura e danificam as paredes, vigas e estruturas metálicas.

Esse tipo de patologia tende a ocorrer por fatores externos, como uma instalação hidráulica mal feita ou até mesmo um sistema de escoamento de água que não foi elaborado de maneira correta. 

Por sua vez, entre os fatores internos está o mau preparo do concreto para efetuar a construção.

Trincas e fissuras

Patologias comuns que podem se desenvolver a partir de outras condições, como a própria infiltração, por exemplo. Uma de suas causas é a má preparação do solo para a construção, bem como a mistura do concreto, que muitas vezes não foi devidamente uniformizada.

Poros

Uma patologia que pode causar danos imensos, considerando que o concreto é muito utilizado em armaduras metálicas, devido a sua alcalinidade e proteção contra acidez da chuva e umidade.

Quando surgem poros, a estrutura de concreto é comprometida por não resistir à penetração

Como evitar o surgimento das patologias?

Para evitar qualquer tipo de patologia, prevenindo riscos e dores de cabeça com a estrutura, o planejamento de obras é fundamental.

Caso o problema já esteja instalado, seja ele qual for, é necessário tomar providências o quanto antes. O ideal é procurar profissionais especializados que possam avaliar a situação e solucionar o problema. 

Agora conte-nos se já conhecia alguma dessas patologias. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024