Logo da Etesco Construções
Menu

Qual a importância da ISO 14001 para a sustentabilidade?

Tempo de leitura: 4 min.

Com o desenvolvimento da indústria e a globalização cada vez mais acelerada, foi necessário a criação de regras e normas mundiais que cuidassem do nosso planeta. A certificação da ISO 14001 é concedida às empresas que seguem o sistema de gestão ambiental e demonstram comprometimento com práticas sustentáveis.   

A imagem mostra uma árvore plantada em um lixão.

A família de normas ISO 14000 indica às empresas o que elas devem fazer para diminuir e minimizar os impactos de suas atividades e melhorar os seus desempenhos no meio ambiente. 

Além da 14001, que trata os principais requisitos para as empresas identificarem, controlarem e monitorarem os seus aspectos ambientais, existem outras 15 normas da família 14000 que funcionam para garantir um planeta mais sustentável. 

Para saber a importância da 14001 na sustentabilidade e entender todos os aspectos desta norma, continue lendo!

O que é a ISO 14001?

A sigla ISO é a abreviação da palavra em inglês International Standardization for Organization, uma organização não-governamental que tem o objetivo de ser o fórum mundial de normatização. 

Aqui no Brasil, o Fórum Nacional responsável pelas traduções e atualizações das normas da ISO é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

No caso da ISO 14001, conforme falamos anteriormente, especifica as normas que as empresas devem seguir para implementação de um sistema de gestão ambiental, desenvolvendo práticas de sustentabilidade em seus negócios, seja ele de produtos ou serviços. 

As normas da família 14000, incluindo a 14001, abordam temas como:

  • Sistema de gestão ambiental;
  • Rotulagem ambiental;
  • Auditorias ambientais;
  • Análise do ciclo de vida;
  • Comunicação ambiental;
  • Desempenho ambiental;
  • Aspectos ambientais;
  • Terminologia.

O objetivo principal da ISO 14001 é conciliar as necessidades socioeconômicas das organizações com a proteção do meio ambiente e a garantia da sustentabilidade.

Além disso, os demais objetivos da ISO 14001 são:

  • Proteção do meio ambiente pela preservação ou extinção dos impactos ambientais adversos;
  • Mitigação de potenciais efeitos adversos das condições ambientais na empresa em questão;
  • Auxílio à organização nos requisitos legais, bem como em outros requisitos;
  • Aumento do desempenho ambiental;
  • Controle ou influência no modo que os produtos ou serviços da organização são projetados, fabricados, distribuídos, consumidos e descartados. Permitindo, dessa forma, uma perspectiva de ciclo de vida que possa prevenir outros tipos de impactos ambientais dentro das fases de uso do produto ou serviço;
  • Alcance dos benefícios financeiros e operacionais que podem gerar resultados à organização com as alternativas ambientais implantadas;
  • Comunicação e compartilhamento de informações ambientais às partes interessadas ou pertinentes. 

O sucesso da implantação do sistema de sustentabilidade vai depender da dedicação e comprometimento de todos os envolvidos no processo. Por isso, é essencial que a diretoria tome a iniciativa de executar todas essas medidas. 

Como a ISO 14001 beneficia a sustentabilidade e a organização na prática?

Conforme apontamos acima, os objetivos da ISO 14001 alinham os interesses da empresa e os ambientais. A redução de matérias-primas e de energias são os primeiros exemplos que beneficiam os dois lados quando são bem aplicados.

Outro benefício da ISO 14001 é a criação de processos mais eficientes. Dessa forma, consegue reduzir a produção de lixo e reutilizar materiais de maneiras sustentáveis. O benefício disso para empresa é a diminuição dos gastos com produtos desnecessários e com o descarte. 

Além disso, programas de reciclagem e melhorias na redução de desperdícios são outras características da norma. Quando aplicadas corretamente, podem trazer uma economia de água e energia. Ponto positivo para o setor econômico da empresa e para garantir um mundo mais sustentável.

Garantir a certificação da ISO 14001 também confirma uma vantagem competitiva à organização participante. Dizer que a empresa tem o certificado pode ser fator decisivo diante de uma concorrência. Em alguns casos, possuir a certificação pode até ser uma exigência do processo.

Dessa forma, incentiva cada vez mais companhias ajustarem os seus processos para se tornarem elegíveis ao certificado da ISO 14001. Contribuindo para que cada vez menos organizações estejam causando danos ao meio ambiente. 

Como as empresas podem tirar a certificação ISO 14001?

A ISO 14001 pode ser aplicada a empresas de todos os tipos, portes, condições geográficas, culturais e sociais que estejam, de alguma forma, relacionadas com trabalhos que impactem no meio ambiente. 

Para obter o certificado, a organização deve cumprir os seguintes passos:

  • Ter ou desenvolver uma política ambiental;
  • Identificar as atividades, produtos ou serviços da empresa que tenham contato com o meio ambiente;
  • Identificar e verificar os requisitos legais e regulatórios;
  • Analisar e identificar os objetivos da empresa e definir objetivos para redução do seu impacto ambiental;
  • Ajustar a estrutura organizacional, realizar treinamentos, comunicações, entre outras ações necessárias para que esses objetivos sejam alcançados;
  • Analisar e, se necessário, corrigir o SGA, Sistema de Gestão Ambiental. A norma define os requisitos para o SGA, mas não informa o que é necessário fazer, de forma que a empresa pode tomar as próprias decisões para solucionar os problemas. 

Após atender todos os requisitos, a empresa passa por uma avaliação e, se aprovada, recebe o certificado com validade de três anos. 

Garantir a sustentabilidade do nosso planeta é um trabalho de todos e deve ser feito da melhor maneira tanto pelas empresas quanto por cada um de nós. Se você acha esse tema importante, compartilhe o texto com um amigo que também precisa saber dessas informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 10 / 21
A sustentabilidade também é um tema que precisa ser abordado na construção civil. Entenda a importância dela e como colocar em prática com ações simples.
Ler Mais
 | 12 / 01 / 21
A sustentabilidade na construção civil é uma prática indispensável, que visa reduzir os impactos ambientais causados por resíduos gerados em obras. ENTENDA!
Ler Mais
1 2 3 7

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram