Menu
Logo da Etesco Construções

Smart City: Conheça 5 cidades mais inteligentes do mundo

Atualizado em 20/07/2021
Tempo de leitura: 3 min.
A imagem mostra uma cidade com rodovias e prédios

O termo Smart City, que traduzido para o português significa cidade inteligente, é um conceito relativamente novo, mas que vem sendo levado muito a sério nos últimos anos, por diversos governos e países. Cidades inteligentes são aquelas que apresentam políticas ativas, e utilizam a tecnologia para melhorar a infraestrutura urbana, e assim torná-la mais eficiente. Mas, será que você sabe quais são as cidades consideradas mais inteligentes do mundo?

No post de hoje, vamos listá-las para você conhecer melhor. Continue nos acompanhando!

Cidades inteligentes pelo mundo

Conforme dissemos, Smart City (ou cidade inteligente) é um termo que vem sendo utilizado para se referir às cidades que envolvem serviços diretos à população, segurança pública, sustentabilidade, transporte e soluções integradas de educação, planejamento e transparência. E entre as principais cidades mais inteligentes do mundo, é possível destacar:

  • Nova York;
  • Amsterdã;
  • Tóquio;
  • Barcelona;
  • Curitiba.

1 - Nova York

Em 2017, a cidade foi eleita como uma Smart City pela IESE Center for Globalization and Strategy. Dentre as soluções, foi lançada em colaboração com a Cisco, uma plataforma interativa, que converteu sistemas telefônicos públicos antigos, para fornecer acesso à internet para toda a população, além de informações sobre listas de entretenimento, notícias vizinhas e alertas de segurança. Na cidade também foram instalados sensores em 90 escolas, reduzindo a emissão de gases estufa, e no trânsito, o departamento de transportes passou a gerenciar o tráfego, seguindo dados em tempo real.

2 - Amsterdã

Uma cidade onde as bicicletas predominam como principal meio de transporte. Assim é Amsterdã, pioneira na Europa quando o assunto é investir em sustentabilidade e tecnologia. Funcionando sob modelo de cidade inteligente, Amsterdã possui plataformas que oferecem suporte e incentivo para as instituições, empresas e cidadãos, para que possam desenvolver seus projetos e beneficiar a qualidade de vida de todos. Foram desenvolvidos produtos e serviços inovadores no campo de mobilidade urbana, além do investimento em tecnologias móveis, que indicam locais para o lazer.

3 - Tóquio

A capital do Japão é conhecida por ser inovadora em termos tecnológicos e futuristas. E isso inclui o desenvolvimento de inovações eficientes, para o controle da quantidade de energia, e o gerenciamento inteligente da quantidade de eletricidade.

4 - Barcelona

A cidade espanhola investe na gestão de resíduos. Foram espalhadas escotilhas por essa smart city, com o objetivo de recolher o lixo de hora em hora durante a semana. Esse é um material que viaja até 70 km/h em uma tubulação, localizada a 5 metros da superfície. Quando chega no centro da coleta, o lixo é separado entre material reciclável e orgânico, que é transformado em combustível para gerar eletricidade.

5 - Curitiba

Parece um pouco improvável que uma cidade brasileira seja considerada Smart City. Mas, Curitiba é uma das cidades mais verdes do país, com quase 30 parques e áreas florestais, onde 70% dos resíduos produzidos são reciclados através de programas de incentivo, como o Câmbio Verde, criado pela prefeitura, em que a população troca o lixo reciclável por verduras frescas e frutas.

Além do sistema de transporte urbano, rápido e efetivo, também circulam ônibus antigos, transformados em escolas móveis para educar a população sobre a sustentabilidade.

Agora você já sabe quais são as cidades que estão entre as mais inteligentes do mundo. Gostou do conteúdo? Deixe abaixo o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

O graute é um tipo de argamassa ou concreto específico que apresenta uma consistência um pouco mais fluida. Saiba onde ele pode ser aplicado!
Ler Mais
Entre as patologias mais comuns da construção civil estão as rachaduras e fissuras. Mas, será que elas são a mesma coisa? Entenda as diferenças!
Ler Mais
1 2 3 56

© ETESCO, 2022. Todos os direitos reservados. | Desenvolvido por Surya Marketing Digital.