Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Sustentabilidade: os benefícios do uso do concreto reciclado

Atualizado em 08/03/2024
Tempo de leitura: 2 min.

Você sabia que a construção civil é um dos setores que mais geram impacto ao meio ambiente? Isso acontece devido ao consumo de recursos naturais e geração de resíduos. Pensando nisso, foi desenvolvida uma solução, conhecida como concreto reciclado.

Quer saber mais detalhes e conhecer os benefícios do material? Acompanhe até o final o post de hoje! 

Concreto reciclado: o que é?

Conforme dissemos, um projeto de obras gera entulhos e resíduos que prejudicam o meio ambiente. Assim sendo, as construtoras passaram a investir em um material sustentável para evitar esse problema. 

Basicamente, o concreto reciclado é feito a partir da reutilização do concreto pré-existente, ou seja, o que restou de demolições, resíduos de outras construções ou reformas. 

Isso significa que, ao invés de o concreto antigo ser descartado em aterros sanitários, ele passa por um processo de trituração para gerar um material útil para novos projetos.

No entanto, é importante garantir que o concreto reciclado atenda aos padrões de qualidade e resistência necessários para a aplicação pretendida, uma vez que as propriedades do material podem variar.

Como é produzido o concreto reciclado?

O processo de produção do concreto reciclado pode variar, mas envolve algumas etapas fundamentais

Os resíduos coletados são separados para a remoção de itens indesejados, como madeira, metal, plástico e outros contaminantes. A triagem é importante para garantir que o material atenda aos padrões de qualidade.

Depois, os pedaços de concreto são triturados em tamanhos uniformes, por meio de equipamentos como britadores, resultando em agregados de concreto reciclado. 

Em seguida, os agregados são misturados com cimento, água e, possivelmente, outros aditivos, conforme o necessário. A dosagem é ajustada para atender aos requisitos específicos do projeto.

Quais as vantagens do concreto reciclado? 

Além da sustentabilidade, o concreto reciclado oferece outras vantagens bastante significativas, sendo elas:

Durabilidade

Com a aplicação feita corretamente, esse tipo de concreto pode apresentar uma alta durabilidade, sendo utilizado em estruturas que recebem o concreto convencional, como pavimentação em vias de acesso, edifícios, entre outros projetos.

Economia de energia

Em geral, a produção de concreto reciclado não precisa de uma carga muito grande de energia como outros tipos de concreto, algo que contribui com a economia e ao mesmo tempo, reduz os impactos ambientais.

Diminui a emissão de CO2

O cimento é um dos componentes do concreto, sendo responsável por uma grande parte da emissão de dióxido de carbono relacionada à uma construção. Neste caso, o concreto reciclado requer menos cimento, diminuindo assim a emissão de CO2.

Vale lembrar que o sucesso do uso do concreto reciclado vai depender da sua aplicação específica e das práticas de gestão de resíduos adotadas.

Agora conte-nos o que acha do material e se já utilizou em algum projeto. Deixe o seu comentário, compartilhe e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 16 / 02 / 24
Telha solar ou fotovoltaica é projetada para se integrar ao design do telhado e apresenta células que convertem a luz solar em eletricidade. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
 | 13 / 02 / 24
As torres eólicas ou aerogeradores são estruturas projetadas para capturar a energia cinética do vento e convertê-la em energia elétrica. ENTENDA MELHOR!
Ler Mais
1 2 3 11

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
09:20 | 10/04/2024