Menu
Logo da Etesco Construções

5 dicas para evitar Atraso no prazo de entrega de um Projeto de Obras

Atualizado em 18/01/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Quem trabalha em um setor como a construção civil sabe o quão importante é entregar uma obra no prazo estipulado. Mas, como evitar que o projeto de obras sofra com possíveis atrasos?   

Canva | Fonte: Milan_Jovic

Vamos responder essa pergunta no post de hoje. Acompanhe e conheça 5 dicas para que os atrasos sejam evitados!

Por que o atraso da obra pode ser prejudicial? 

Assumir um projeto de obras é uma grande responsabilidade para qualquer gestor, principalmente com relação ao prazo de entrega.

Isso porque, quando ocorrem atrasos, a imagem da construtora é prejudicada e na maioria das vezes, surgem prejuízos financeiros imensos, uma vez que o valor de uma obra é sempre alto, considerando principalmente os materiais utilizados. 

Por isso é importante ter um planejamento rigoroso, desde o início do projeto, até o prazo para o término e a entrega da obra. 

Como evitar o atraso na entrega da obra?

A seguir, você confere 5 dicas para evitar o atraso no prazo de entrega de um projeto de obras.

1 - Planejamento 

Independente do tipo ou tamanho da obra a ser executada, é necessário ter um bom planejamento. Devem fazer parte do plano a contratação de profissionais para elaboração do projeto arquitetônico, pagamento dos empregados e compra do material e equipamento.  Além de uma parte extra para especificar imprevistos ou possíveis aumentos de preços, entre outros.

2 - Verifique o prazo de entrega de materiais

Geralmente, a falta de materiais é um dos maiores problemas relacionados ao atraso de uma obra. Por isso, é importante que a construtora escolha um local de distribuição próximo à obra, que seja de confiança e assim ela possa cumprir com o planejamento, sem correr o risco de atrasar a entrega.

3 - Mantenha a atenção ao orçamento

Outro possível impacto em atrasos de obras é a gestão de recursos financeiros. Muitas vezes, quando o orçamento não recebe muita atenção, falta verba e isso automaticamente gera a paralisação dos trabalhos por não haver pagamento ou não ter nenhum material.   

Assim sendo, fica a dica para controlar o orçamento dentro do cronograma, como uma ação preventiva. Quanto mais detalhado, menores os riscos. 

4 - Considere a montagem do canteiro de obras

Algo que também pode evitar o atraso é considerar que existe um tempo para a preparação do terreno, ou seja, o local onde a obra será realizada. Então, é importante se certificar quantos dias serão necessários para que tudo esteja organizado e os trabalhos comecem.

5 -  Utilize softwares e tecnologias de gestão

Para o controle e gerenciamento de tudo o que foi planejado, os softwares e tecnologias de gestão são ótimas opções, pois facilitam e agilizam o trabalho. Muitos programas oferecem gráficos capazes de comparar as informações que foram planejadas, de tudo o que está sendo feito, como por exemplo, os custos, a produtividade, o cronograma entre outros.

E você, já teve algum problema em seu projeto de obras? O que achou dessas dicas?  

Deixe um comentário e conte-nos! Até a próxima! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024