Menu
Logo Links Úteis | Etesco

5 dicas para manter a Segurança no Canteiro de obras

Atualizado em 25/11/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Em um canteiro de obras, independente do tamanho do projeto, os riscos de acidentes ainda são muito grandes e podem ser provocados por diversos motivos, como a negligência no uso de EPIs.

Canva | Fonte: rapeepatpornsipak

Pensando nisso, elaboramos esse post para falar um pouco mais sobre o assunto e você vai saber qual a forma correta de manter a segurança durante a execução de uma obra. Acompanhe!

Por que é importante manter o canteiro de obras seguro?

A construção civil é um setor que apresenta diversos riscos aos colaboradores. Isso porque, no canteiro de obras, podem ocorrer acidentes como choques, lesões por esforço repetitivo e quedas.

Justamente por isso, é importante que as construtoras estejam preparadas para garantir a proteção não apenas dos colaboradores, como também fornecedores, associados e até clientes. 

Devem ser implementadas medidas que prezam pela saúde e bem-estar de todos os envolvidos nas atividades do setor, para que não existam problemas maiores, pois ao negligenciar qualquer tipo de proteção, a empresa poderá ter consequências como indenizações, embargo de projeto, atraso de cronograma, multas e perda de desempenho dos funcionários.

Segurança do canteiro de obras: 5 dicas que podem ajudar 

Conforme dissemos, uma das formas de minimizar os riscos e manter a segurança no canteiro de obras é adotando medidas preventivas. Abaixo, destacamos 5 dicas que podem ajudar nessa tarefa:

1 -  Utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)

É fato que a utilização dos EPIs é uma das medidas mais importantes de proteção. Quando usados de maneira adequada, eles possibilitam uma segurança maior e ajudam a evitar acidentes de trabalho em diversas situações.

Assim sendo, então, devem ser disponibilizados equipamentos de proteção necessários para todos os colaboradores e informá-los sobre o uso correto dos mesmos. Entre os EPIs que devem ser utilizados, estão:

  • Capacete;
  • Luvas de proteção;
  • Óculos de proteção;
  • Sapatos fechados, entre outros.

2 - Adquirir EPIs de qualidade

Ainda sobre os EPIs, também é importante verificar se os equipamentos possuem certificação e são de qualidade. Esse é um ponto extremamente relevante e que precisa de atenção, uma vez que um EPI de má qualidade pode acabar sendo um dos causadores de acidentes. 

3 - Fazer a manutenção preventiva

É importante que os equipamentos e as ferramentas utilizadas durante a obra estejam em bom estado sempre. E não estamos falando apenas desses itens, mas também de todo o maquinário usado na execução das atividades do canteiro de obras, como por exemplo:

  • Andaimes suspensos;
  • Instalações hidráulicas;
  • Torre de transmissão;
  • Rampas;
  • Escadas, entre outros.

4 - Seguir as normas regulamentadoras

Outra dica que também é fundamental e ajuda a garantir a segurança no canteiro de obras é seguir as normas regulamentadoras. Existem várias normas relacionadas à proteção, mais precisamente a NR 06, NR 12 e NR 35, contendo medidas preventivas na construção.

Então, a partir do momento em que uma obra tem início, é importante que a construtora já esteja ciente de todos os parâmetros estabelecidos pelas normas, para fazer tudo dentro da lei.

5 - Manter a organização do canteiro de obras

A proteção dos colaboradores também está relacionada com a organização e limpeza do local de trabalho. Portanto, a higienização de ambientes coletivos também é uma exigência legal, fazendo parte da NR 18. 

Todo o material considerado como entulho ou sobra deve ser descartado periodicamente e de maneira correta.

Gostou do conteúdo de hoje? Possui mais alguma dúvida sobre a segurança no canteiro de obras? Deixe um comentário!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 04 / 24
Saiba como a NR 21 protege os trabalhadores em atividades ao ar livre. Conheça sua importância na garantia de ambientes de trabalho seguros. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 24 / 04 / 24
Aprenda a regularizar sua obra de forma eficiente e evitar complicações legais. Conheça os passos necessários. Clique e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 32

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024