A segurança do trabalho é o conjunto de procedimentos, normas e atividades preventivas que devem ser adotadas pelas empresas para preservar a segurança e saúde dos trabalhadores.
No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto. Continue nos acompanhando!
Índice
Referenciada pelas Normas Regulamentadoras (NRs), a segurança do trabalho é de extrema importância para qualquer tipo de empresa, isto porque é uma forma de manter o ambiente de trabalho seguro, e de zelar pela qualidade de vida dos colaboradores.
Além disso, as ações preventivas influenciam diretamente na produtividade e até mesmo na redução dos custos, uma vez que ajuda a evitar gastos com o tratamento de algum funcionário ou com processos judiciais.
Desta forma, então, podemos dizer que os profissionais que atuam na segurança do trabalho buscam sempre manter o ambiente livre de acidentes ou doenças ocupacionais, evitando danos que possam afetar o trabalhador e a empresa.
O acidente de trabalho, geralmente, ocorre quando o colaborador sofre uma lesão corporal durante suas atividades, provocando a perda total ou redução temporária de suas capacidades.
Assim sendo, os principais acidentes de trabalho envolvem ocorrências durante a prestação de serviços, desabamento, explosão, inundação, choque, agressões (física ou moral) e até mesmo doenças ocupacionais causadas por determinadas atividades.
Conforme dissemos, as atividades de segurança do trabalho são regidas por NRs, ou seja, por Normas Regulamentadoras, que determinam a forma como cada empresa deve praticar a segurança, de acordo com suas atividades e o seu porte.
Também são levadas em consideração as penalidades e multas, caso alguma das exigências não seja cumprida. Ao todo são 37 normas, sendo elas:
São vários os objetivos da segurança do trabalho, podendo sofrer alterações de acordo com cada negócio. Dentre os objetivos, estão:
A segurança no trabalho envolve medidas preventivas, que visam evitar que os colaboradores sofram acidentes, adoeçam ou sejam contaminados enquanto praticam suas atividades.
Por isso, é fundamental o uso de um equipamento de proteção individual (EPIs), que deve ser utilizado tanto pelo trabalhador quanto pelo empregador, para reduzir os riscos de acidentes.
Entre os equipamentos mais comuns, que garantem a segurança e a saúde dos colaboradores, podemos destacar os protetores auriculares e abafadores de ruídos, capacetes, óculos, viseiras, filtros e máscaras de proteção respiratória, macacões, coletes para proteger o corpo, luvas para proteção das mãos, botas, sapatos ou botinas para os pés.
Agora conte-nos se você já conhecia todas essas normas que envolvem a segurança do trabalho. Deixe um comentário e compartilhe também em suas redes sociais! Até o próximo post!
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