Menu
Logo da Etesco Construções

Afinal, como funciona a rastreabilidade do concreto?

Atualizado em 04/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Em um setor como a construção civil, vem sendo cada vez mais necessário o rastreamento rigoroso de materiais utilizados. Daí surge a rastreabilidade do concreto, que é um dos insumos mais comuns e importantes para uma obra.

Canva | Fonte: Avalon_Studio

Quer saber como funciona esse processo? Fique conosco e acompanhe mais detalhes no post a seguir!

Rastreabilidade do concreto: o que é?

A rastreabilidade do concreto é o processo de conhecimento do ciclo de vida do material que será usado na construção. Em outras palavras, podemos dizer que é realizada uma checagem da qualidade do material.

Geralmente, a rastreabilidade é feita no momento em que o material chega na obra, antes do início da concretagem. Desta forma, é possível identificar as características do produto, bem como suas propriedades

Além disso, são analisadas todas as atividades que envolvem a chegada do concreto, bem como a produção, a entrega do material e até mesmo as condições climáticas, sendo uma etapa fundamental de auxílio aos engenheiros.

Vale lembrar que coordenar uma concretagem não é uma tarefa realizada facilmente, considerando o grande número de caminhões-betoneira.

Benefícios da rastreabilidade do concreto

Assim como destacamos ao longo do conteúdo, uma das maiores vantagens de rastreabilidade do concreto é a qualidade, que pode ser conferida por meio das informações coletadas nesse processo e transmitidas para a construtora e os gestores.

Vale lembrar que existe confiabilidade de informações, pois os dados são armazenados em tempo real por plataformas de gerenciamento, uma espécie de sistema integrado à nuvem que contribui para um trabalho seguro dos colaboradores.

E por que a rastreabilidade do concreto é importante?

Conforme dissemos, a etapa da rastreabilidade do concreto apresenta uma grande importância para a gestão do projeto, permitindo a obtenção de dados que podem ajudar nas demais etapas da construção.  

Esse processo é fundamental para saber se o composto é de qualidade, evitando maiores problemas, como por exemplo, a realização da concretagem com um material de propriedades inferiores, podendo gerar instabilidade.

Não podemos esquecer que esse tipo de insumo é utilizado em grandes quantidades, tendo assim um orçamento mais alto

Por isso, se for utilizado um produto de má qualidade, podem ser provocadas algumas patologias. Logo, serão gerados prejuízos, atrasos na obra e retrabalho.

Então, a rastreabilidade deve ser feita de maneira correta, para garantir um resultado positivo do projeto.

Também deve ser utilizado um mapa de concretagem, que deve ser seguido à risca. O mesmo servirá de apoio, algo como um planejamento, descrevendo a data, aprovação e resistência do insumo.

Esclarecemos suas dúvidas neste conteúdo? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais! 

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:15 | 27/02/2024