Menu
Logo da Etesco Construções

Automação de processos: entenda a importância na construção civil

Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo do tempo, a tecnologia avançou e com ela novos recursos foram surgindo e auxiliando setores como a construção civil a garantir mais eficiência. E para que isso se mantenha, hoje muitas empresas utilizam a automação de processos durante um projeto.

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a automação e sua importância. Acompanhe mais detalhes a seguir! 

Em que consiste a automação de processos? 

Automação de processos é uma estratégia aplicada na construção civil para auxiliar na produtividade e eficiência do trabalho na obra por meios tecnológicos

Ela está relacionada com a tecnologia disponível no mercado atual, que possibilita que a automação aconteça de forma parcial ou total, dependendo da complexidade e necessidade de cada empresa. 

Consequentemente, podemos dizer que ocorre uma redução nos custos, sendo um grande benefício para as construtoras. 

Esse conceito também é muito associado às máquinas que realizam um trabalho por conta própria. Mas, vai muito além disso, pois envolve tecnologias, ferramentas e softwares. Um exemplo é quando é feito um cálculo de modo automático.

Esse processo já está agilizando algo que seria efetuado manualmente. Alguns robôs e diversos outros itens também funcionam da mesma forma na construção civil, sendo os drones os mais populares.

Uma coisa é certa: cada vez mais surgem novos equipamentos para que as etapas de um projeto de obras sejam automatizadas, algo que aos poucos vai se integrando a cada uma das empresas.

Por que a automação de processos é importante? 

Agora você deve estar se perguntando o que leva a automação de processos a ser importante para o setor. A seguir, vamos destacar algumas razões: 

Eficiência operacional

A automação permite que as tarefas repetitivas e mais demoradas sejam executadas de forma mais rápida e precisa. Isso resulta em uma eficiência operacional maior, o que pode reduzir o prazo de entrega do projeto. 

Redução de erros

É um meio de minimizar possíveis erros cometidos por colaboradores e que levariam a problemas de segurança ou custos adicionais. Os sistemas automatizados podem realizar cálculos precisos e seguir procedimentos rigorosos.

Gerenciamento de projetos

Auxilia no gerenciamento de projetos, ajudando a monitorar o progresso da obra, o orçamento e os recursos. Isso facilita a tomada de decisões e permite ajustes em tempo real, quando necessário.

Controle de estoque e suprimentos

Pode ser usada para rastrear os materiais e suprimentos de uma forma mais eficaz, evitando a escassez ou o excesso de estoque, o que pode resultar em uma economia significativa de custos.

Segurança

A automação de processos também pode ser aplicada para melhorar a segurança no canteiro de obras. Sensores e sistemas de monitoramento podem alertar sobre condições perigosas e ajudar a evitar acidentes.

Sustentabilidade

Ajuda a otimizar recursos como energia e água, tornando as construções mais sustentáveis. Além disso, pode ser usada para coletar dados ambientais e melhorar o desempenho dos projetos.

Viu só? A automação de processos tem uma importância significativa na construção civil. Você já conhecia esse recurso? Comente abaixo e compartilhe!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A sinalização de obras é uma medida fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pedestres e motoristas que circulam nas proximidades de uma construção. Veja mais!
Ler Mais
Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
1 2 3 102

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
13:40 | 01/03/2024