Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Como economizar na Construção: 5 dicas para deixar uma obra mais Barata

Tempo de leitura: 3 min.

Se você é engenheiro ou arquiteto e está trabalhando em um projeto de obras, já deve ter pensado em maneiras de economizar na construção sem interferir no resultado. De fato, esse é um segmento que apresenta muitos gastos. Mas, existem algumas estratégias que podem ser seguidas para deixar a obra mais barata.

Canva | Fonte: chayathonwong

Falaremos um pouco mais sobre o assunto no post de hoje. Continue nos acompanhando e confira algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa!

Quais são os custos de uma obra?

O custo de obra é como um orçamento que considera os valores necessários para construir ou reformar. Basicamente, é a estimativa de todos os gastos e despesas, incluindo os materiais, equipamentos, impostos, entre outros.

Podemos dizer que esses gastos são divididos em dois grupos, sendo os custos diretos e os indiretos. 

Custos diretos

Os custos diretos representam até 90% do valor de um projeto. Em geral, são gastos que se aplicam na construção e diretamente se relacionam com materiais, aluguel de equipamentos e mão de obra.

Custos indiretos

Já os custos indiretos também são despesas que estão relacionadas com a obra, porém, não diretamente aplicados a ela. São as taxas referentes à água, luz elétrica, impostos, seguros, honorários de colaboradores e várias outras despesas, representando de 10% a 30% do total.

E quais as formas de economizar na construção? 

Como vimos, para a realização de uma obra é necessário desembolsar uma boa quantia, afinal, os gastos são diversos, tanto com materiais, como a mão de obra e outros fatores. 

Porém, não existe nada como uma boa pesquisa e referências para que a obra tenha um valor mais barato, não é mesmo? Confira abaixo 5 dicas para diminuir os gastos e economizar na construção.

1 - Buscar ajuda de profissionais qualificados

A escolha dos profissionais é um dos primeiros passos, pois esses serão os envolvidos em praticamente todo o projeto. Assim sendo, é importante buscar pessoas que apresentam boas ideias e encontrem as melhores soluções, sem perder tempo com contratações e gerando mais gastos.

2 - Pesquisar os materiais

Para economizar também é importante pesquisar o valor dos materiais. É fundamental ir às lojas e pesquisar na internet os valores, comparando os preços. Deve-se pensar em todos os materiais que serão utilizados e sempre organizar os cálculos.

3 - Fazer o orçamento de obras

Conforme dissemos, é por meio do orçamento de obras que se tem uma ideia dos gastos de uma construção, e assim será possível saber o que cabe no seu bolso.

Ao ser elaborado, o orçamento deve considerar as despesas, materiais, mão de obra, serviços, equipamentos, entre outros fatores. 

4 - Pensar em uma estrutura adequada ao orçamento

A estrutura da obra possui ligação com os custos da construção. Neste caso, espaços integrados podem ser uma alternativa, pois demandam menos materiais e podem dar a sensação de amplitude ao local, mesmo se for um cômodo pequeno.

Também é possível buscar uma estrutura que não tenha muito recorte, algo que facilitará a execução e ao mesmo tempo, ajudará na economia e mão de obra.

5 - Evitar o desperdício de material

Em uma obra, muitas vezes, ocorre o desperdício de materiais que não foram utilizados. Por isso, para economizar e não ser necessário realizar uma nova compra, deve-se utilizar tudo o que já foi comprado até o final, evitando jogar qualquer coisa fora. 

Agora que você já sabe como pode economizar na construção, que tal usar essas dicas em seu canteiro de obras? Se tiver alguma outra dúvida, deixe um comentário!

Até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024