Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça os detalhes e características de uma Construção Sustentável

Atualizado em 06/10/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Com certeza você já ouviu falar em sustentabilidade, certo? Ao longo do tempo, essa prática foi se tornando ainda mais importante em vários segmentos, incluindo a construção civil, que adotou em um de seus projetos, na qual podemos chamar de construção sustentável.

Canva | Fonte: ronstik

Quer saber mais sobre a construção sustentável? Continue acompanhando o post de hoje para descobrir mais detalhes! 

Afinal, o que é uma construção sustentável?

Construção sustentável é uma obra que visa, em todas as suas etapas, reduzir os impactos negativos ao meio ambiente por meio de práticas otimizadas e ecológicas.

Um dos critérios para que uma construção seja considerada sustentável é justamente o respeito ao meio ambiente, bem como as estratégias traçadas pela construtora e gestores para o uso consciente dos recursos naturais, como as madeiras de reflorestamento, por exemplo.

Além da parte ambiental, também devem ser considerados os aspectos sociais e econômicos, desde a escolha do terreno para a obra até a seleção e descarte de materiais de maneira adequada, entre outros.

Outras detalhes da construção sustentável

Segundo o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Edificação Ecológica) o planejamento é a parte mais importante antes de colocar uma construção sustentável em ação. 

Isto porque a partir desse plano serão decididos alguns pontos, como a contratação dos colaboradores e serão avaliados o local onde a obra será construída e os recursos financeiros para o projeto.

A gestão de resíduos é mais um ponto levado em consideração, afinal, as construções são grandes responsáveis pela poluição do planeta, isto é, pela emissão de CO2 no meio ambiente, devido aos resíduos gerados. 

Quando esse fator é bem gerenciado, é possível reduzir a quantidade de entulho ou então, descartá-los da melhor forma possível.

Vantagens da construção sustentável 

Não é de hoje que a sustentabilidade vem ganhando espaço na construção civil. E o que antes poderia ser apenas um diferencial competitivo no mercado, tornou-se um requisito com obrigatoriedade, que oferece diversas vantagens, entre elas:

  • Otimização de custos;
  • Valorização do imóvel;
  • Redução do consumo de energia e água;
  • Posicionamento de forma estratégica no mercado;
  • Controle de desperdício;
  • Redução da emissão de CO2.

Agora que você já sabe o que é uma construção sustentável, conte-nos o que acha sobre esse tipo de projeto? Se houver alguma outra dúvida sobre assunto, deixe um comentário!

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Existem dois tipos de armaduras, sendo a armadura positiva e a negativa muito utilizadas na construção civil. Entenda melhor e saiba o que pode diferenciá-las!
Ler Mais
Aditivos para concreto são substâncias adicionadas à mistura de cimento, água, areia e outros agregados para promover uma construção mais resistente. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 101

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024