Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça os principais equipamentos de Dragagem e suas funções

Atualizado em 01/11/2022
Tempo de leitura: 2 min.

Você já deve saber que dragagem é um processo que envolve a remoção de uma parte do fundo do mar, barragens e canais, certo? Mas, para realizar essa ação, são necessários alguns equipamentos específicos. 

Canva | Fonte: JPecha

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre os principais equipamentos de dragagem e suas respectivas funções. Continue nos acompanhando!

Como funciona a dragagem? 

Podemos dizer que a dragagem é o processo de escavação responsável pela retirada dos sedimentos depositados em lagoas industriais, rios e oceanos. Essa é uma técnica que deve ser executada com precisão e equipamentos adequados.

Geralmente, a escolha do equipamento é feita com base em um estudo da área e de acordo com os sedimentos que deverão ser removidos.

Para que o trabalho funcione de maneira positiva, devem ser levados em consideração fatores como a profundidade existente no campo hídrico. Também devem ser seguidas algumas etapas, sendo elas:

  • Batimetria;
  • Definição de projeto;
  • Execução de projeto;
  • Finalização.

Quais são os principais equipamentos de dragagem?

Conforme dissemos, para realizar um processo como a dragagem em diferentes projetos, são necessários equipamentos específicos. Abaixo, selecionamos os principais.

Draga de sucção aspiradora 

Com esse equipamento, através de um grande bocal, semelhante a um aspirador de pó, são aspirados os sedimentos, que são desagregados com jatos de água e aspirados por meio dos tubos de sucção. É uma operação realizada contra a corrente de água

Draga de sucção cortadora

Contém um sistema aspirador com lâminas que ajudam a desagregar o material que já foi consolidado. Desta forma, então, o sedimento pode facilmente ser aspirado por um tubo de sucção.

É bem semelhante à tecnologia aspiradora, apresentando uma grande eficiência, pois ao invés de trabalhar somente em linha reta, realiza uma trajetória em forma de arco.

Escavadeira anfíbia

Tecnologia que pode ser utilizada para trabalhos florestais, remoção de vegetação invasora de lagos e rios e escavação em solo escorregadio. Todos são lugares que podem exigir a remoção dos sedimentos e outros materiais de forma mecânica. 

Clamshell (Grab Dredge)

Uma espécie de draga que funciona como um guindaste e duas caçambas que podem funcionar de maneira hidráulica ou mecânica. A capacidade de volume e o tamanho costumam variar de acordo com a sua finalidade.

Gostou do conteúdo de hoje? Possui mais alguma dúvida referente aos equipamentos de dragagem? Deixe um comentário abaixo para que possamos esclarecer!

Até o próximo post!

 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 11 / 23
Dragagem é um processo fundamental na manutenção de projetos de infraestrutura, como portos, canais e áreas costeiras. Entenda a função e descubra sua importância
Ler Mais
 | 18 / 02 / 22
Sabia que os rios poluídos podem ser revitalizados? Descubra como funciona o processo de revitalização de um rio.
Ler Mais
1 2 3 6

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
07:57 | 26/02/2024