Menu
Logo da Etesco Construções

Conheça os tipos de cimento mais utilizados em projetos de obras

Atualizado em 22/08/2023
Tempo de leitura: 2 min.

O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil, sendo indispensável em qualquer projeto de obras. Atualmente, existem vários tipos de cimento e cada um deles apresenta suas propriedades e aplicações específicas. 

Canva | Fonte: DIGIcal

Quer saber quais são os tipos de cimento existentes e que podem fazer parte da sua obra? Acompanhe mais detalhes no post de hoje! 

O que é o cimento?

O cimento é um com características finas e propriedades ligantes, que o faz endurecer sob ação da água, após atingir esse ponto, ele não se decompõe mais

Basicamente, é um material feito de clínquer, isto é, uma mistura de argila, calcário e outros componentes químicos, podendo também receber a adição de materiais como o gesso, para aumentar o seu tempo de pega.  

Outra possibilidade de adição é a escória, para elevar a durabilidade na presença de sulfato, mas que não pode ser utilizada em grandes quantidades para não diminuir a resistência. E também o calcário, que ajuda na redução dos custos do cimento.  

Quais os tipos de cimento existentes?

Existem alguns tipos de cimento mais utilizados nas construções. Abaixo, destacamos os principais: 

CP I-S 

Esse é um cimento que contém em sua fórmula uma quantidade pequena de clínquer, um pozolânico que o torna mais permeável.  

CP I 

Um dos cimentos mais comuns e mais básicos para ser utilizado em uma obra. A sigla CP vem de Cimento Portland, uma homenagem ao inventor do material, Joseph Portland. Contém uma pega retardada devido à adição de gesso e com um tempo de aplicação maior.

CP II-F

O CP II-F libera menos calor e apresenta até 10% de material carbonático em sua composição, podendo ser utilizado em diversas aplicações, como no concreto pretendido ou armado.

Também se destacam nessa lista outros tipos de cimento para a construção, sendo eles:

  • CP II-Z: Seu uso é indicado para construções em contato com a água ou obra subterrânea;
  • CP III: Apresenta vantagens como impermeabilidade, alta durabilidade e resistência;
  • CP IV: Também possui uma durabilidade relevante, é impermeável e garante estabilidade;
  • CP V: Não possui adições e contém uma alta resistência inicial.

Qual a importância do cimento para a construção?

Podemos dizer que o cimento é a base para a criação de uma massa, e a mesma será responsável por unir as matérias-primas, auxiliando na formação de uma edificação. Entre suas finalidades estão a composição de reboco e concreto.

Seu diferencial é endurecer ao entrar em contato com a água, mesmo que em seguida seja submetido novamente a alguma ação líquida.  

Agora conte-nos o que acha dos tipos de cimento e qual deles considera o melhor para a sua obra. Deixe um comentário e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para garantir a durabilidade e resistência de uma construção, é utilizado um método conhecido como cura do concreto. Entenda como funciona e qual o tempo de realização!
Ler Mais
Terraplanagem é o processo de aplanar um terreno, envolvendo várias etapas e deixando-o preparado para receber uma infraestrutura. Entenda melhor a sua importância!
Ler Mais
1 2 3 15

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
11:46 | 23/02/2024