Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Construção civil: existem benefícios na terceirização?

Atualizado em 29/09/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Se diferenciar no mercado da construção civil nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, muitas empresas buscam maneiras mais eficientes para otimizar e melhorar o desempenho do serviço oferecido. Nesse contexto, a solução é a terceirização da mão de obra.

Canva | Fonte: Mungkhoodstudio's images

No post de hoje, você vai entender um pouco mais sobre o assunto e conhecer os principais benefícios. Acompanhe a seguir!

Como funciona a terceirização na construção civil?

A terceirização na construção civil é um processo pelo qual uma empresa contrata outra para realizar uma parte ou todas as atividades relacionadas ao projeto de obras. Entre os objetivos desse processo, estão:

  • Redução de custos;
  • Especialização em determinadas tarefas;
  • Foco no core business da empresa contratante, entre outros. 

Assim sendo, a empresa contratante avalia as potenciais empresas terceirizadas por meio de licitações, negociações diretas ou outros métodos de seleção. A escolha pode levar em consideração fatores como preço, experiência, reputação, capacidade técnica e referências anteriores.

Em seguida, com a empresa já selecionada, é feito um contrato formal que estabelece os termos e condições da terceirização. O mesmo define quais serão as responsabilidades e obrigações de ambas as partes, incluindo prazos, custos, escopo do trabalho, padrões de qualidade e outros detalhes relevantes. 

A empresa contratante deve manter um nível de supervisão sobre as atividades da empresa terceirizada, para garantir que o trabalho seja executado de acordo com os padrões estabelecidos no contrato.

A terceirização oferece benefícios? 

Agora você deve estar se perguntando: afinal, existe algum benefício da terceirização na construção civil? 

A resposta é sim, apesar dos desafios, ela pode oferecer diversas vantagens para empresas e empreiteiras. Abaixo, vamos destacar as principais:

Especialização

Terceirizar permite que você aproveite a expertise de empresas especializadas em uma determinada área da construção, ou seja, contar com profissionais altamente qualificados para realizar tarefas específicas, como concretagem, encanamento, elétrica, entre outras.

Redução de custos

Pode ser uma maneira eficaz de controlar os custos, pois apenas os serviços prestados serão pagos, quando necessário. Isso evita a necessidade de contratar e manter uma grande equipe em tempo integral.

Foco na atividade principal

Ao terceirizar as tarefas secundárias, como limpeza, segurança ou serviços de manutenção, o foco consegue ser maior em outras atividades principais, como planejamento, gerenciamento e supervisão do projeto. 

Flexibilidade

Além das vantagens citadas, oferece flexibilidade na gestão da força de trabalho.

Você já terceirizou o seu projeto de obras? Já conhecia os benefícios de terceirizar? Conte-nos deixando o seu comentário abaixo.

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024