Menu
Logo da Etesco Construções

Construção civil: por que a gestão de pessoas é importante para o setor?

Atualizado em 16/11/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Seja em uma reforma ou obra de pequeno ou grande porte, para que o trabalho seja realizado dentro dos parâmetros e o resultado seja positivo, é necessário que a construtora invista na gestão de pessoas.

Canva | Fonte: bluegame

Mas afinal, quais são os benefícios que a gestão de pessoas pode gerar para o setor e qual a sua importância? No post de hoje, vamos esclarecer essas questões. Acompanhe a seguir!

O que é a gestão de pessoas?

Na construção civil, a gestão de pessoas é um método que, quando colocado em prática no canteiro de obras, tem como objetivo manter a valorização dos colaboradores, independente de sua função.  

Em geral, a prática de gerir pessoas é uma função delegada ao colaborador que possui um perfil maior de liderança, com habilidades para auxiliar em conflitos internos, identificando melhorias e motivando os outros trabalhadores.

Qual a importância da gestão de pessoas para a construção civil? 

Nos últimos anos, a gestão de pessoas foi se tornando cada vez mais importante para o setor da construção civil. Desta forma, a valorização da saúde e qualidade de vida dos colaboradores foi ganhando muito mais força. 

Isso significa que, quando o capital humano é valorizado, ou seja, o esforço de cada colaborador é reconhecido, é possível ter uma equipe com pessoas mais satisfeitas e motivadas com suas funções. Logo, o trabalho será realizado de uma maneira ainda melhor e com grandes resultados. 

Quais são as vantagens da gestão de pessoas na construção civil?

Quando uma construtora coloca em prática uma boa estratégia de gestão de pessoas, são diversas as vantagens obtidas. Abaixo, vamos destacar as principais.

Assertividade maior na contratação 

Quando ocorre o gerenciamento de forma correta, é possível ter uma assertividade maior ao montar a equipe para um projeto, além da facilidade para delegar as tarefas. 

Assim sendo, todo o trabalho ficará mais prático, principalmente o cronograma, de modo que muitos erros poderão ser evitados.

Aumento da produtividade

Conforme dissemos, uma boa gestão de pessoas pode ajudar a evitar erros durante a execução da obra, pois haverá o direcionamento dos colaboradores de acordo com o planejamento.

E não apenas isso, pois ao monitorar e delegar as responsabilidades, os gestores também devem proporcionar um ambiente de trabalho organizado e bem controlado, para motivar cada vez mais os trabalhadores.

Garantia de segurança

Com relação à segurança, é fato que um canteiro de obras pode gerar vários riscos para a saúde de quem trabalha nesse ambiente. Neste caso, então, a gestão é fundamental para minimizar os riscos de acidentes durante o projeto.

Esse controle pode ser realizado através do acompanhamento de indicadores, treinamento e capacitação constante de todos os profissionais, um processo de contratação bem rigoroso, entre outros fatores que podem ajudar a evitar problemas maiores.

Custos reduzidos 

Todos os colaboradores contratados para o projeto devem ser capacitados e aptos para usar todos os recursos da empresa de maneira correta, proporcionando assim uma boa redução de custos, perdas e problemas. 

Agora que você já entendeu a importância da gestão de pessoas, conte-nos o que acha desse método e se já aplicou em sua empresa. 

Deixe um comentário abaixo e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 21 / 11 / 23
Compliance ambiental é uma prática aplicada às empresas para que operem de maneira sustentável e respeitem as normas, visando a proteção do meio ambiente. VEJA MAIS!
Ler Mais
 | 29 / 08 / 23
Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta especialmente utilizada na construção civil, para identificar e avaliar problemas prejudiciais ao trabalho. VEJA MAIS!
Ler Mais
1 2 3 31

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
15:19 | 21/02/2024