BLOG

Entenda a importância da segurança do trabalho na construção civil

Riscos mais comuns na construção civil

Alguns dos principais riscos durante o trabalho na construção civil são:

 

Queda de altura

São muitos os profissionais que exercem suas atividades em obras que são altas, e nesses casos, os riscos de quedas são maiores, principalmente quando o trabalho é feito acima dos 2 metros. Por isso, é necessário utilizar sempre equipamentos específicos para prevenir acidentes.

 

Materiais que caem

Este é considerado um dos acidentes mais comuns, e que infelizmente está sempre acontecendo e gerando consequências mais graves, levando até mesmo a pessoa ao óbito, caso não esteja com os equipamentos necessários de segurança.

 

Falta de sinalização

Um dos pontos principais para evitar esses riscos na construção civil é ter uma sinalização correta e adequada, ou seja, utilizar placas, barreiras, fitas, entre outros, para que os trabalhadores saibam o perigo que cada local apresenta e se prevenir com antecedência.

 

Choque elétrico

Quando o trabalhador exerce suas funções em cargos que envolvem energia elétrica, ele precisa estar capacitado para tal atividade, ou seja, com equipamentos de segurança adequados. Isso previne acidentes e garante a preservação da saúde e integridade física da pessoa.

 

Evitando problemas

A segurança do trabalho na construção civil dependerá muito do responsável pela equipe. É muito importante que ele esteja atento às normas direcionadas a esta área, e ofereça as condições de trabalho adequadas para todos, capacitando e fiscalizando todos os equipamentos de proteção.

Sobre as normas legais, alguns documentos são importantes para quem deseja garantir a segurança do trabalhador e estar dentro da lei. Entre eles: o Programa de intervenção de riscos ambientais (PPRA), uma normatização obrigatória em todas as empresas, e que se refere aos riscos biológicos, químicos ou físicos, e a Permissão de trabalho (PT), uma autorização que deverá ser entregue pelo trabalhador ao supervisor do local antes de iniciar qualquer atividade que possa oferecer riscos à saúde ou integridade física.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *