Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Entenda como funciona a Análise Preliminar de Riscos (APR)

Atualizado em 29/08/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Uma das preocupações de um gestor que atua na construção civil é com a segurança dos colaboradores, considerando que o número de acidentes tende a ser bem alto. Por isso, é necessário analisar o local da obra, entre outros fatores, através da Análise Preliminar de Riscos (APR). 

Canva | Fonte: Ratiger

Quer entender o que é APR e como funciona? Falaremos sobre esse assunto no post de hoje. Acompanhe os detalhes a seguir! 

Afinal, o que é Análise Preliminar de Riscos (APR)?

A Análise Preliminar de Riscos (APR) é uma ferramenta utilizada em diversos setores, especialmente na construção civil. Seu objetivo é identificar, avaliar e auxiliar na diminuição de riscos potenciais associados a uma determinada atividade durante um projeto de obras. 

Esse processo é feito antes que qualquer risco se torne uma ameaça real para a segurança, saúde ou resultado do empreendimento. 

Também podemos dizer que essa medida obrigatória está prevista em normas regulamentadoras, tais como:

  • NR 12: relacionada com a segurança no trabalho em máquina e equipamentos;
  • NR 18: envolve as condições do local de trabalho de indústrias e construtoras;
  • NR 20: normas de segurança e saúde no trabalho para quem atua com produtos inflamáveis ou combustíveis;
  • NR 33: regulamentação para colaboradores que atuam em espaços confinados;
  • NR 34: referente às condições e meios para o trabalho industrial, na construção, etc;
  • NR 35: norma regulamentadora para o trabalho em altura.

Como funciona a Análise Preliminar de Riscos (APR)?

Conforme dissemos, a Análise Preliminar de Riscos é essencial para promover um local de trabalho seguro e garantir a saúde dos colaboradores, minimizando impactos negativos. Agora, vamos entender como ela funciona e como pode ser implementada

Seleção da Equipe

O primeiro passo é reunir uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais que entendem a atividade ou processo em questão e apresentam conhecimento sobre segurança, saúde ocupacional e meio ambiente

Definição do objetivo

Determinar de forma clara o objetivo da análise. Isso pode incluir a descrição da atividade ou projeto, o local onde será realizado, os equipamentos e materiais envolvidos e os processos a serem utilizados.

Identificação de riscos 

A equipe deve identificar todos os potenciais riscos relacionados às atividades na obra, sejam eles físicos, químicos, biológicos, ergonômicos ou de outras naturezas.

Avaliação de riscos 

Após a identificação dos riscos, a probabilidade de ocorrência e a gravidade das consequências devem ser avaliadas. Isso pode ser feito através de uma matriz, classificando em categorias, como baixo, médio ou alto risco.

Determinação de medidas de controle 

Com base na avaliação anterior, podem ser elaboradas algumas medidas de controle para reduzir ou eliminar os riscos identificados.

Assim sendo, deve-se investir na implementação de procedimentos de segurança, treinamento de pessoal, uso de equipamentos de proteção individual, modificações de projeto, entre outras ações.

Comunicação 

As informações contidas na APR devem ser comunicadas a todas as partes envolvidas na atividade ou projeto de obras, incluindo funcionários, contratados e supervisores para garantir que todos tenham consciência dos riscos e das medidas de controle.

Vale lembrar que a APR deve ser elaborada de maneira colaborativa, levando em consideração todas as fases do processo ou atividade.

Gostou do conteúdo? Possui outras dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo e compartilhe!

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 25 / 04 / 24
Saiba como a NR 21 protege os trabalhadores em atividades ao ar livre. Conheça sua importância na garantia de ambientes de trabalho seguros. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 24 / 04 / 24
Aprenda a regularizar sua obra de forma eficiente e evitar complicações legais. Conheça os passos necessários. Clique e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 32

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024