Menu
Logo Links Úteis | Etesco

Estruturas pré-fabricadas: 5 curiosidades que você precisa saber!

Atualizado em 10/02/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Você sabia que as estruturas pré-fabricadas vem ganhando cada vez mais espaço no mercado? E do ponto de vista técnico e estético, foram evoluindo e mostrando cada vez mais suas qualidades.

Canva | Fonte: Bilanol

Por isso, no post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto. Continue nos acompanhando para descobrir 5 curiosidades sobre as estruturas pré-fabricadas! 

O que são as estruturas pré-fabricadas?

As estruturas pré-fabricadas são caracterizadas como construções feitas a partir de modelos de escala industrial, ou seja, a construção é realizada de uma forma mais segura e rápida quando comparada aos métodos convencionais.

Em outras palavras, os componentes desse tipo de estrutura são produzidos industrialmente antes de a obra começar. 

O material utilizado pode ser transportado até o canteiro de obras e através dos profissionais, isto é, a mão de obra especializada, serem usados de acordo com o projeto e orientações do gestor.

Em geral, as peças pré-fabricadas são feitas de concreto, aço e madeira, podendo integrar edifícios de pequeno e grande porte e até mesmo obras de infraestrutura como galpões e pontes. Além de serem adaptadas para casas, escritórios, entre outros locais.

Curiosidades sobre as estruturas pré-fabricadas

1 - Redução de resíduos

As peças que são pré-fabricadas, geralmente, saem da fábrica somente quando já podem ser transportadas e utilizadas. Isso evita o acúmulo de resíduos no local onde será recebida a estrutura.

2 - Sustentabilidade maior para a obra

Os Pré-fabricados também apresentam destaque no quesito ambiental, uma vez que esse tipo de construção está relacionado com a sustentabilidade, mais do que as obras convencionais, por não gerar tantos resíduos.

Até mesmo quando existem resíduos durante a fabricação, como o aço e água utilizados, o material pode ser reaproveitado.

3 - Uma obra sem acréscimos financeiros e desperdícios

Quando um projeto pré-fabricado está prestes a ser iniciado, é feito todo um planejamento que vai desde a fabricação até a montagem da estrutura. Após aprovação do cliente, será feito um acordo no fechamento do negócio, sem a adição de custos posteriores, desvios de compras ou materiais desperdiçados.

Desta forma, então, podemos dizer que com o planejamento adequado é possível saber o valor das estruturas, algo que ajuda a diminuir as chances de imprevistos relacionados ao financeiro.

4 - Cumprimento do cronograma 

As peças chegam no local da obra, já prontas. Isso permite que sejam montadas de uma forma mais rápida, fazendo com que os prazos sejam cumpridos de acordo com o cronograma de execução do projeto.

5 - O retorno do investimento é antecipado

E por serem construídas mais rapidamente do que as obras convencionais, as empresas conseguem ter um retorno antecipado de todo o investimento. Alguns exemplos a serem destacados são: shoppings, supermercados e salas comerciais.

Viu como as estruturas pré-fabricadas são uma excelente opção para o seu projeto de obras? Comente abaixo a sua opinião ou dúvida sobre o assunto. 

E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra por que o Estudo de Impacto Ambiental é vital em projetos de construção, promovendo decisões informadas e sustentáveis.
Ler Mais
Saiba como a gestão de projetos na construção predial pode garantir o sucesso de empreendimentos. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 107

Desenvolvido por Surya Marketing Digital.

Todos os direitos reservados © 2024
Site atualizado em:
08:31 | 12/06/2024